Rio Grande do Sul

Debate Virtual

APERGS promove discussão sobre racismo estrutural nesta sexta-feira (24)

Evento on-line e aberto ao público terá como palestrante o escritor e atual patrono da Feira do Livro Jeferson Tenório

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Jeferson Tenório ministrará a palestra Racismo estrutural: você sabe reconhecer e combater? - Diego Lopes/Feira do Livro Porto Alegre

Nesta sexta-feira (24), o escritor e atual patrono da Feira do Livro de Porto Alegre, Jeferson Tenório, ministrará a palestra "Racismo estrutural: você sabe reconhecer e combater?". O encontro on-line acontece a partir das 19h.

A iniciativa é do Departamento de Direitos Humanos da Associação dos Procuradores do Estado do RS (APERGS). O evento será aberto para participação do público. Membro do Departamento de Assuntos Institucionais, Legislativos e Jurídicos da APERGS e integrante do Conselho Superior da Procuradoria-Geral do Estado, o Procurador Vinícius Cerqueira será o debatedor da atividade.

Para a coordenadora do Departamento de Direitos Humanos da APERGS e Procuradora do Estado, Flávia Reis, a discussão é de extrema importância. É urgente reconhecer que estamos diante de um problema estrutural. Isso é seguramente o primeiro passo para combatermos a violência que é o racismo, e que nos desafia a todos, indistintamente", destaca Flávia, ao citar o professor Silvio de Almeida, para quem o silêncio nos torna ética e politicamente responsáveis pela manutenção do racismo. 

Consagrado como uma das grandes vozes da literatura brasileira contemporânea, Tenório é autor dos livros O Beijo na Parede (eleito o livro do ano pela Associação Gaúcha de Escritores), Estela sem Deus e O Avesso da Pele.

Nascido no Rio de Janeiro e radicado em Porto Alegre, Tenório é doutorando em Teoria Literária pela PUCRS. Teve textos adaptados para o teatro e contos traduzidos para o inglês e o espanhol. Ele segue como patrono da Feira do Livro de Porto Alegre até o dia 29 de outubro, quando inicia a edição de 2021. 

Mediado pela procuradora Flávia, o encontro pode ser acompanhado pelo Youtube da APERGS.


Evento acontece nesta sexta-feira / Divulgação


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS
Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa. 

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko