Rio Grande do Sul

Pioneirismo

Escola de Samba adere ao Movimento da ONU pelo fim da violência contra as mulheres

Imperadores é a 1ª Escola de Samba do país a aderir; assinatura do termo ocorreu na quadra da agremiação em Porto Alegre

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Luana Costa, presidenta da Escola, assinou termo ao lado de Edegar Pretto, que coordena o Comitê Gaúcho Eles Por Elas - Foto: Leandro Molina

A Imperadores do Samba é a primeira Escola de Samba do Brasil a aderir ao Movimento Mundial He For She (Eles Por Elas), da ONU Mulheres, pelo fim da violência contra as mulheres. A assinatura do termo de compromisso aconteceu no último sábado (18,) na quadra da escola, localizada no bairro Praia de Belas em Porto Alegre.

A adesão ocorre quatro meses após a Imperadores do Samba, em seus 62 anos de fundação, ter eleito Luana Costa a primeira mulher presidenta da Escola. “A Imperadores se sente muito honrada ao ser a primeira Escola do Brasil a fazer parte do projeto Eles Por Elas. Queremos trazer para dentro dos nossos espaços esse movimento de conscientização dos homens e do combate à violência contra as mulheres. Aqui nós somos contra qualquer tipo assédio, de violência, de discriminação e de preconceitos”, ressaltou Luana.

Conforme o deputado Edegar Pretto (PT), que coordena o Comitê Gaúcho Eles Por Elas, o único autorizado pela ONU Mulheres no Brasil, ao aderir ao Movimento, a Imperadores do Samba assume o compromisso de combater o desrespeito e qualquer tipo de violência contra as mulheres na Escola e também na comunidade.

Ele citou dados da Secretaria de Segurança do Estado: em 2020, de janeiro a dezembro, 78 mulheres morreram vítimas de feminicídio, 323 registraram ocorrência como vítima de tentativa de feminicídio, 1.908 foram estupradas e 18.944 registraram ocorrência como vítima de agressão com lesão corporal no RS.

“Essa adesão é muito simbólica e positiva, pois reforça a esperança de que nós vamos conversar sobre o fim da violência contra as mulheres em todos os lugares possíveis, também no carnaval e no samba”, comentou.

ElesPorElas

O Movimento Eles Por Elas é um esforço global criado em 2014 pela ONU Mulheres para difundir a conscientização e promover a responsabilidade de homens e meninos para a eliminação de todas as formas de discriminação e violência contra as mulheres e meninas.

O RS foi o primeiro estado do país a aderir ao ElesPorElas, em 2015. O Comitê Gaúcho ElesPorElas, lançado em 2017, é composto por empresas, universidades, instituições públicas, prefeituras, artistas, os clubes de futebol da dupla Grenal e agora a Escola de Samba Imperadores do Samba.

* Com informações da Agência de Notícias da Assembleia legislativa.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira