Rio Grande do Sul

Arte e Ecologia

Exposição "Ecoar" leva arte e sustentabilidade ao Museu do Rio dos Sinos, em São Leopoldo

Entrada é franca e visitações podem ser feitas até o dia 26 de outubro

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Exposição de câmeras fotográficas feitas com material reciclável é um dos atrativos da mostra gratuita no Museu do Rio dos Sinos - Reprodução

A instalação da exposição "Ecoar" ficará aberta ao público no Museu do Rio dos Sinos até o dia 26 de outubro. O Museu fica em São Leopoldo (RS), na Rua da Praia, 52. Com curadoria de Mariana Jesus, a mostra busca conscientizar sobre o descarte de resíduos sólidos e recicláveis que por diversos motivos e manejos chegam ao Rio dos Sinos.

A mostra traz a produção das práticas artísticas ambientais realizadas pelas artistas Agda Santos, Mariana Jesus e Alexandra Castilhos, integrantes do Coletivo 2x3 Poéticas de Aproximação, executoras do projeto "Ecoar: práticas artísticas ambientais". O projeto foi contemplado pelo edital Criação e Formação Diversidade das Culturas da Fundação Marcopolo, com recursos oriundos da Lei Aldir Blanc.

A Exposição traz para o Museu do Rio dos Sinos um olhar sobre o debate da sustentabilidade, reciclagem e arte. Através de registros fotográficos realizados com a técnica "pinhole", produzida com câmeras fotográficas de lata de sardinha e outros materiais reciclados.

O público poderá conferir durante o período expositivo outras produções artísticas e sustentáveis como figurino confeccionado com plásticos (produzido com a técnica upcycling), vídeo com fragmentos da ecoperformance "Quantos plásticos você precisa para embalar as suas frutas?" e instalação com ecofios produzidos a partir da transformação do plástico mole.

Sobre o projeto

O projeto "Ecoar: Práticas Artísticas Ambientais" realizou três práticas sustentáveis que integram a exposição: A ecoperformance "Quantos plásticos você precisa para embalar as suas frutas?", onde foram coletados diversos dejetos nas margens do Rio dos Sinos e que teve a sua exibição pelo youtube; a oficina "EcoTrama" coordenada pela Agda Santos e participação do coletivo Misturando Arte, que teve como foco a reutilização dos resíduos coletados na primeira ação para customização e artesanato e o ensinamento da técnica Ecofi,o que é uma técnica que produz um fio resistente a partir de plásticos moles; a oficina de fotografia pinhole ministrada pela Mariana Jesus que teve como objetivo construir câmeras artesanais a partir de materiais reciclados.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira