Paraná

Protesto

Cicloativistas de Curitiba convocam bicicletada feminista contra o assédio

Ato acontecerá na sexta (01), às 18:30, com concentração no Centro da cidade

Curitiba (PR) |
"Antes que a rua se torne uma ameaça, vamos pedalar juntes e ocupar a cidade", diz a convocatória da Bicicletada Feminista - Divulgação

A violência contra mulheres ciclistas ganhou foco nas redes sociais nesta semana, após "viralizar" vídeo em que a ciclista Andressa Lustosa é importunada sexualmente por um homem enquanto pedalava, no interior do Paraná. Em repúdio à violência sofrida por mulheres que pedalam, cicloativistas de Curitiba convocam ato para sexta (01), a partir das 18:30, com concentração na Praça 19 de dezembro (praça da Mulher Nua), no Centro da cidade.

"Não vamos tolerar caladas que nossos corpos sejam alvos do machismo e da violência imposta sobre nós. [...] Antes que a rua se torne uma ameaça, vamos pedalar juntes e ocupar a cidade", diz a convocatória da Bicicletada Feminista. No cartaz, as palavras de ordem são: "parem de nos assediar" e "parem de nos matar."

Assédio causa acidente em Palmas

O vídeo que viralizou recentemente mostra a ciclista Andressa Lustosa pedalando em uma rua de Palmas, no sul do Paraná. Um carro se aproxima da ciclista e um homem, de dentro do carro, passa a mão em seu corpo, fazendo com que ela caia no chão. Os envolvidos saíram em disparada e Andressa foi socorrida por pessoas que presenciaram o ocorrido.

De acordo com a polícia, o carro estava ocupado por quatro pessoas. Todos foram identificados. O suspeito de tocar em Andressa foi preso nesta terça (28). Ele responderá por importunação sexual e lesão corporal. O motorista do carro ainda não foi localizado, mas deve responder pelos mesmos crimes.

Edição: Lia Bianchini