Rio Grande do Sul

CONTRA A VIOLÊNCIA

Ato marca os 10 anos de fundação de Centro de Referência para Mulheres em Canoas (RS)

Espaço que leva o nome de Patrícia Esber, vítima de violência doméstica, já ofereceu apoio a mais de 5.700 mulheres

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Deputado Edegar Pretto ressaltou a importância de combater o machismo durante o evento - Foto: Brayan Martins

O Centro de Referência da Mulher em Situação de Violência de Canoas (RS), Patrícia Esber, completou 10 anos de fundação, nesta terça-feira (29). Uma solenidade marcou a data, com a presença de autoridades que fazem e fizeram parte da história do centro.

O espaço, que tem a manutenção da Prefeitura Municipal de Canoas, em parceria com a ONG Coletivo Feminino Plural, oferece serviços especializados às vítimas dos diversos tipos de violência, como cuidados de saúde da mulher, apoio psicossocial, além de orientação para o acesso a programas sociais. O centro já atendeu mais de 5.700 mulheres vítimas de violência doméstica.

Para a coordenadora da instituição, Telassim Levandovski, um dos maiores desafios durante essa década de trabalho, em especial neste tempo de pandemia, é tratar dessa epidemia que é a violência doméstica.

“É importante trabalhar a individualidade de cada uma, acolhendo-as com respeito e sabedoria e reacolhendo quantas vezes for necessário, até que elas se fortaleçam e possam seguir a sua vida. Cada mulher que passa por nós tem uma representatividade no sentido de ser livre, podendo repensar a sua vida de forma feliz, com condições de seguir em frente”, afirmou.

Presente no evento, o deputado estadual Edegar Pretto (PT) ressaltou que, “se há preconceito e se há machismo, eles são praticados pelos homens, mas infelizmente os homens escolhem o caminho mais cômodo, não participam, não opinam, e a sociedade segue sendo injusta para as mulheres”.

O deputado fez referência a sua adesão à causa, ainda no ano de 2011. “Foi essa consciência, de defender as mulheres vítimas de violência, que nos levou a fazer do nosso mandato um instrumento para conversar com os homens e para lutar pela igualdade de gênero”, pontuou.

A deputada federal Maria do Rosário agradeceu a Pretto por abraçar a causa das mulheres, com o Movimento Eles Por Elas - He For She da ONU Mulheres, e por olhar nos olhos dos homens, falando o quanto é importante, para uma melhor escuta, que haja movimentos masculinos nesse sentido.

“Ou a humanidade avança para um grau de civilidade, onde ninguém agrida outro ser humano, onde a lei maior ética, que está acima da lei, seja o respeito e a dignidade humana do outro e da outra, ou nós seremos um mundo que terá grandes dificuldades de evoluir”, completou a deputada.

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge ressaltou a importância das políticas públicas para vencer a cultura do machismo. Disse se orgulhar de ter 50% das funções de comando do município ocupadas por mulheres. “Isso não é fruto do acaso, é fruto de uma escolha, a escolha da igualdade”, afirmou.

O prefeito concluiu a sua fala invocando a memória de Patrícia Esber, que foi vítima do seu companheiro e que foi homenageada com o nome do centro de referência. “Tantas mulheres já perderam a vida. Essa luta é de todos nós, homens e mulheres que estão aqui, e vale a pena.”

Também participaram da solenidade a secretária especial da coordenadoria de mulheres do município, Vani Piovesan; a secretária estadual da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social, Regina Becker, a vereadora de Canoas, Maria Eunice Dias Wolf; a delegada especializada no atendimento às mulheres, Clarissa Demartini; além de representantes da Brigada Militar, conselheiros tutelares e outras lideranças de movimentos ligados à proteção às mulheres vítimas de violência.

* Com informações da Prefeitura de Canoas e da assessoria de imprensa do deputado Edegar Pretto


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira