Paraná

Música

Festival de chorinho percorre bairros de Curitiba

Grupo fará apresentações nas 10 regionais de Curitiba até o dia 5 de novembro

Curitiba (PR) |
Apresentações divulgam um dos principais gêneros da Música Popular Brasileira - Foto: Ricardo Marajó/SMCS

O festival curitibano É no Choro que Vou irá percorrer os bairros da cidade, com apresentações em escolas e Ruas da Cidadania. O projeto selecionado pela Fundação Cultural, por meio do Edital do Mecenato Subsidiado, já passou pela CIC e Cajuru e até o dia de 5 de novembro estará em todas as dez regionais de Curitiba.

As apresentações divulgam um dos principais gêneros da Música Popular Brasileira. O grupo é formado pelos músicos Clayton Rodrigues (flautas e sax), Marcela Zanette (flauta), Jonas Lopes (bandolim), Lucas Miranda (cavaquinho), Lucas Melo (violão), Luis Rolim (percussão) e João Luis Rodrigues (percussão).

“Esta é a etapa das apresentações didáticas, com objetivo de divulgar o choro de forma gratuita”, explica a flautista Marcela Zanette.

A segunda fase do projeto consiste no festival, previsto para acontecer em restaurantes e bares da cidade de 29 de outubro a 4 de novembro.

Os primeiros grupos de chorinho nasceram no século 19, no subúrbio carioca. Popularmente chamado de chorinho, é considerado o primeiro gênero musical tipicamente brasileiro.

Confira a agenda de apresentações:

7/10 - Escola Municipal Paulo Freire - Sítio Cercado - 15h20
R. Olívio Domingos Leonardi, 162 - Sítio Cercado

15/10 - Escola Municipal Vila Torres - 15h
Rua Chile, 836 – Rebouças

22/10- Rua da Cidadania do Tatuquara - 15h
R. Olivardo Konoroski Bueno, s/n – Tatuquara

5/11 - Rua da Cidadania do Pinheirinho - 15h
Av. Winston Churchill, 2033 - Capão Raso

Edição: Lia Bianchini