Memória

Portal irá reunir marcos do processo de transição agroecológica no Brasil

Além dos registros dos encontros da Articulação Nacional de Agroecologia, o site também traz os cadernos temáticos

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

“Os ENAs deram muitas sementes, mas uma das coisas mais importantes foi fazer os agricultores e agricultoras dos vários territórios desse Brasil se encontrarem para construir essa identidade própria e compreender que a gente não estava sozinho”, afirmou Roselita Vitor, liderança do Polo da Borborema, na Paraíba - Cecília Figueiredo/Articulação Nacional de Agroecologia

A Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) lançou o portal ENA Agroecologia, que reúne a memória dos Encontros Nacionais de Agroecologia (ENA) realizados pela instituição desde 2002.

Continua após publicidade

O objetivo é registrar grandes marcos do processo de transição agroecológica no Brasil, facilitando o acesso a atividades e resultados dos encontros.

Além dos registros dos encontros, o site também traz os cadernos temáticos do IV ENA, com o tema “Agroecologia e Democracia Unindo Campo e Cidade”, que estão disponíveis para download.

“Os ENAs deram muitas sementes, mas uma das coisas mais importantes foi fazer os agricultores e agricultoras dos vários territórios desse Brasil se encontrarem para construir essa identidade própria e compreender que a gente não estava sozinho”, afirmou Roselita Vitor, liderança do Polo da Borborema, na Paraíba, durante o lançamento online da plataforma nesta terça-feira (5). 

“Se a gente estava aqui defendendo as sementes crioulas, as ‘sementes da paixão’, em outros lugares tinha camponeses e camponesas fazendo essa mesma luta”, disse. 

Na mesma linha, Paulo Petersen, coordenador executivo da Agricultura Familiar e Agroecologia (AS-PTA), enfatizou a importância da plataforma uma vez que os encontros.

“São os momentos máximos de expressão ou grandes marcos referenciais de uma luta que, evidentemente, não começou no primeiro ENA, é uma luta muito longa, é uma marco referencial de lutas populares”.

Segundo as lideranças das organizações que compõem a Articulação Nacional de Agroecologia, a formação e a ampliação das redes regionais é um dos principais resultados dos encontros nacionais.

Clique aqui para acessar o novo portal.

Edição: Anelize Moreira