Rio Grande do Sul

De volta aos bares

Após um ano e meio de pandemia Café Fon Fon reabre suas portas nesta sexta-feira

Durante o período em que ficaram fechados, os músicos Luizinho Santos e Bethy Krieger realizaram mais de 170 lives

Brasil de Fato | Porto Alegre |
O guitarrista americano Phill Fest é uma das atrações que marcará a volta presencial do Café Fon Fon - Divulgação

Fechados desde o dia 15 de março de 2020, por medida de segurança, o Café Fon Fon, localizado na confluência de dois bairros historicamente ligados à vida cultural de Porto Alegre, o Bom Fim e o Farroupilha, reabre nesta sexta-feira (8). Para o retorno presencial será permitido um público de no máximo 35 pessoas e devidamente usando máscaras. 

De propriedade dos músicos Luizinho Santos e Bethy Krieger, antes da pandemia, o café tinha uma trajetória de atividades artístico-culturais regulares e ininterruptamente há oito anos. A casa promove shows musicais dos mais variados gêneros, de quarta à domingo, além de sediar exposições de arte, performances de dança e de teatro. Também possui ponto de venda para comercialização de CDs e uma gastronomia diferenciada, elaborada com produtos orgânicos. 

Bethy conta que durante a pandemia foram realizadas mais de 170 lives, com o intuito de manter o público junto com o café. "Queríamos oferecer música para as pessoas e muitos músicos contribuíram para isso", aponta. “Tivemos muitas contribuições, boa parte do público se colocou a nossa disposição, fizemos almoços a partir de julho do ano passado para também tentar manter as contas um pouco mais em dia. As lives foram uma forma de levar um pouco de conteúdo, música para a casa das pessoas, assim como levar comida”, complementa. 

Sobre o retorno, ela destaca que assim como tudo que já foi pensado e realizado no espaço, mais uma vez, a ideia gira em torno de música e das artes. A programação começa nesta sexta-feira (8) com o lançamento da exposição “Sambas, pontos e devoções”, com o artista plástico e carnavalesco Luciano Santos que vai mesclar textos de música com sua arte visual, em obras criadas especialmente para esta ocasião. Também haverá o InDuo, com os anfitriões Luizinho Santos e Bethy Krieger fazendo música autoral e clássicos da MPB e Jazz. 

Já no sábado (9), a atração é internacional, o guitarrista americano Phill Fest vem a Porto Alegre lançar seu CD intitulado Café Fon Fon. Serão apresentadas músicas autorais gravadas no CD, além de canções de Manfredo Fest, Nico Bueno e de Bethy Krieger. Também irá tocar clássicos da bossa nova de Tom e Vinícius, João Donato, Boscoli e Menescal e João Gilberto. Além do guitarrista, a banda terá Luizinho Santos no sax e flauta, Tutti Rodrigues na percussão, Bethy Krieger no piano, Ronie Martinez na bateria e Nico Bueno no baixo. 


Lançamento do Álbum Café Fon Fon, do guitarrista norte-americano Phill Fest / Divulgação

Os shows começam a partir das 21h, com ingressos limitados. Reservas e informações whatsapp 51 99880-7689 ou redes sociais. Confirmação de reservas PIX CNPJ 12571398000103

Bethy Krieger e Luizinho Santos 

A pianista e compositora Bethy Krieger e o saxofonista e flautista Luizinho Santos estão juntos nos palcos e na vida. Músicos consagrados no cenário musical há mais de 40 anos, são grandes artistas e ainda comandam uma das mais requisitadas casas de shows musicais de Porto Alegre, o Café Fon Fon.

Com sax, flauta, piano, algumas surpresas e muitas afinidades, Luizinho e Bethy mostram suas variadas influências musicais, sempre preocupados com a música de qualidade. Criativos, experientes e excelentes compositores, os músicos combinam o repertório do InDUO com a linguagem jazzística: o show é uma grande abertura para a improvisação, a serviço da boa música.

Juntos, Luizinho Santos e Bethy Krieger já ganharam seis Prêmios Açorianos e mais de 20 indicações. Em 2020, a dupla obteve mais um reconhecimento pelo seu trabalho autoral: foi selecionada para participar no edital de emergência do Itaú Cultural: Arte como Respiro | Música.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko