Rio Grande do Sul

Arte e Cultura

Iniciativa inédita reúne principais núcleos de dança flamenca do RS

Espetáculo Fueguitos marca a retomada das atividades artísticas nos dias 8 e 9 de outubro, de forma híbrida

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Espetáculo reúne nomes do flamenco do estado em show que marca a retomada artística - Divulgação

Pela primeira vez, dez núcleos de dança flamenca do Rio Grande do Sul, reunindo mais de 30 artistas e técnicos, se unem para a concretização de um movimento artístico potente. Trata-se do espetáculo Fueguitos, idealizado de forma cooperativa e integrada pelo coletivo Flamenco RS. As apresentações acontecem nesta sexta-feira (8) e sábado (9), de forma híbrida, com transmissão ao vivo do Teatro do Centro Histórico-Cultural (CHC) Santa Casa. 

Fueguitos tem como pano de fundo o contexto de pandemia. Segundo afirma a produção, o espetáculo apresenta "uma reflexão sobre a espécie humana e a sua capacidade de reinvenção, como o fogo que necessita de oxigênio para manter viva a sua chama. A experiência da pandemia, apesar de todos os desafios enfrentados diariamente, trouxe novas possibilidades de escritas corporais e linhas poéticas multifacetadas e inovadoras".

A apresentação foi baseada em dois poemas: "Un mar de fueguitos", de Eduardo Galeano, e "Traduzir-se", de Ferreira Gullar. A produção reúne núcleos flamencos já tradicionais do estado como o Alumbra España, Tablado Andaluz,, Companhia Sílvia Canarim - Flamenco e Contemporaneidade, Cadica e Del Puerto.

Estes grupos se alinharam com outros mais recentemente formados, como a "Flamenco y castañuelas Robinson Gambarra", Grazi Silveira Dança Flamenca (Canoas), Zahara, La Serrana Flamenco Del Sur (Caxias do Sul), Campana Flamenca (Novo Hamburgo). A trilha sonora será executada ao vivo pelos músicos Giovani Capeletti (guitarra flamenca), Pedro Fernández (voz e percussão) e Leonardo Dias (flauta transversal).

"Nós chegamos até aqui através de uma iniciativa da Andrea Franco, do Tablado Andaluz, que criou um grupo no WhatsApp e lá ficamos dividindo as nossas atividades, nossos medos, anseios, desejos. Com todo esse movimento por ali se criou uma união, algo muito bonito, uma lição que tiramos de tudo isso que vivemos em nível mundial", explica a maestra do grupo flamenco Zahara e integrante do coletivo, Andressa Porto. 

De acordo com Andressa,  quando surgiu a ideia do edital promovido pelo CHC, o grupo se motivou a criar o espetáculo. "Não se trata de uma mostra e sim de algo inédito criado especialmente para esse momento", destaca.

Com a venda dos ingressos presenciais esgotados, somente os da modalidade on-line estão disponíveis e podem ser adquiridos nos links https://bit.ly/OnlineSextaFUEGUITOS e https://bit.ly/OnlineSabadoFUEGUITOS.

Maiores informações no Instagram Flamenco.RS.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

.

Edição: Marcelo Ferreira