Distrito Federal

Solidariedade

2ª edição da Feira de economia solidária A Renda Delas acontece neste sábado, 9

Exposição reúne artesãs, vendedoras, costureiras, cozinheiras e confeiteira

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Atividade acontece das 10h às 16h na 410 Norte - Foto Matheus Alves

Um grupo formado por 20 mulheres moradoras da região administrativa do Sol Nascente, realiza neste sábado, 2, a segunda edição da feira de economia solidária A Renda Delas. Artesãs, vendedoras, costureiras, cozinheiras e confeiteiras expõem seus trabalhos a partir das 10h, no espaço Quillindo Arte em Canto e Papel, localizado na Quadra 410 Norte.

A Feira tem como objetivo fortalecer estruturar e divulgar o trabalho das mulheres e a primeira edição aconteceu em agosto deste ano.

“Eu estava parada há um ano, sem saber onde expor, o que fazer, desmotivada e desanimada, parada mesmo. Através dessa feira vi que tinha esperança e as coisas poderiam mudar. Foi um experiência que mostrou que poderia seguir de novo. Depois dessa feira não parei mais. De lá pra cá venho conseguindo participar de outros eventos. Tem mais de duas semanas que tô produzindo peças pra expor”, conta Elisângela Souza Cordeiro, de 43 anos, que é artesã. Ela faz bordados em almofadas, toalhas e capas de caderno.

O grupo é também um espaço de formação para a geração de renda e de discussão de temas trazidos pelas mulheres como feminismo e luta antirracista. Em setembro, as mulheres participaram de formação sobre precificação e mídias sociais.


Para Nice Araújo realização da feira trouxe esperança / Foto: Matheus Alves

“A primeira feira me trouxe muita esperança. Eu estava assustada e sem expectativa, sem sair pra lugar nenhum, sem saber quando ia voltar a trabalhar. Essa feira deu ajuda pra gente ter mais confiança. Não é só pela quantidade de venda, é pela movimentação da gente. O simples fato da gente estar se organizando saindo de casa e trabalhando me enche de esperança pra melhorar", aponta Nice Araújo, moradora do Sol Nascente há 29 anos e que é revendedora de produtos cosméticos.

A Feira acontece na área externa da Quillindo Arte em Canto e Papel, além da exposição dos produtos também haverá apresentação musical com Zila Siquet, Morgana Santos e Vernon Bitu. A programação musical também será dedicada às crianças, em razão do 12 de outubro.

MTD

Desde o início da pandemia, o MTD tem tido um papel importante na superação da fome e na organização popular nos Trechos 2 e 3 do Sol Nascente, com as mulheres protagonizando as ações. O Projeto A Renda Delas já promoveu cursos, criou um catálogo virtual de produtos e atualmente conta com mais de 20 mulheres entre artesãs, costureiras, cozinheiras, confeiteiras, manicures e floreiras.

2ª Feira A Renda Delas

Sábado, 9 de outubro

10h às 16h

Local: 410 Norte, Espaço Quillindo Arte em Canto e Papel

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Flávia Quirino