Rio Grande do Sul

Coluna

Para nós, o Prêmio Nobel da Paz é para as Brigadas Médicas Henry Reeve

Imagem de perfil do Colunistaesd
"Em setembro de 2020, 43 brigadas estavam ativas em 33 países e 2.523 profissionais tratavam de pacientes vítimas da doença mortal"
"Em setembro de 2020, 43 brigadas estavam ativas em 33 países e 2.523 profissionais tratavam de pacientes vítimas da doença mortal" - Ismael Francisco / Fotos Públicas
"Vocês representam a vitória da vida sobre a morte, da solidariedade sobre o egoísmo"

Nesta última semana, de 4 a 8 de outubro, foram divulgados os vencedores do Prêmio Nobel. O Nobel da Paz foi para os jornalistas Maria Ressa e Dmitry Muratov pelos seus esforços para defender a liberdade de expressão. Para nós, o Nobel da Paz 2021 vai para as Brigadas Médicas Henry Reeve.

Inundações na Guatemala e um terremoto no Paquistão de 7,6 graus na escala de Ritcher foram as primeiras missões dos médicos das Brigadas Henry Reeve de Cuba, que completaram 16 anos no último dia 19 de setembro.

Cooperar imediatamente em qualquer país que sofra uma catástrofe como furacões, inundações e outros fenômenos, além de enfrentar grandes epidemias, é a principal função deste contingente especializado, fundado pelo líder da Revolução Cubana, Fidel Castro.

Henry Reeve, o nome que acompanha o exército de médicos da ilha, era o de um jovem americano conhecido pela posteridade como “o inglês” e que aos 19 anos viajou à maior das Antilhas para se juntar a um franco gesto de apoio, à causa emancipatória do Exército de Libertação, na segunda metade do século XIX.

Em 2006, o Contingente Henry Reeve chegou à Indonésia para ajudar aquela nação atingida por um terremoto, como em 2010 o Chile e o Haiti, este último atingido pela epidemia de cólera.

Mas talvez uma das missões com maiores desafios para seus membros seja a do Ebola, uma epidemia que atingiu a África Ocidental.

Um grupo de 260 profissionais de saúde viajou em 2014 para Serra Leoa, Guiné e Libéria, os países mais atingidos pela doença. Eles salvaram a vida de cerca de sete mil pessoas.

E não foi a chegada da pandemia covid-19 - cujos efeitos continuam a assolar o mundo em todas as esferas possíveis - que interrompeu a solidariedade médica de Cuba.

Até maio de 2020, a ilha caribenha contribuía com 2.300 colaboradores de 26 brigadas na luta contra a doença, segundo dados declarados pelo ministro da Saúde Pública de Cuba, José Ángel Portal, quando interveio por ocasião da Assembleia da Organização Mundial de Saúde.

As Brigadas Henry Reeve chegaram à Itália quando as cenas e fotos de caminhões militares carregando caixões naquele país encheram as redes sociais. Eles foram aplaudidos no Principado de Andorra e no Azerbaijão. Pela primeira vez a ajuda chegou à Europa, nos momentos mais sensíveis da passagem da enfermidade pelo chamado velho continente.

Em setembro de 2020, 43 brigadas estavam ativas em 33 países e 2.523 profissionais tratavam de pacientes vítimas da doença mortal.

No presente 2021, vários grupos voltaram ao território nacional após a conclusão dos trabalhos, com origens diferentes entre os quais estão África do Sul, México, Panamá, São Vicente e Granadinas, Belize, entre outros.

Dados publicados pelo Ministério de Saúde Pública cubano referem que até março deste ano 57 contingentes de Henry Reeve colaboraram em 40 países. Expressões de gratidão chegam hoje por meio de dezenas de convites para o Prêmio Nobel da Paz a esses médicos.

A campanha começou, por proposta de organizações de solidariedade na Europa, principalmente na França, com os movimentos Cuba Linda e Francia Cuba, em abril de 2020, e imediatamente recebeu o apoio de forças políticas, escritores e artistas legisladores e funcionários públicos.

Embora sua cooperação não seja impulsionada por prêmios, as Brigadas Henry Reeve conquistaram o Prêmio Memorial de Saúde Pública Dr. Lee Jong-Wook, concedido pela Organização Mundial da Saúde em maio de 2017, em reconhecimento ao trabalho realizado na luta contra o Ebola na África.

"Vocês representam a vitória da vida sobre a morte, da solidariedade sobre o egoísmo, do ideal socialista sobre o mito do mercado", disse o presidente, Miguel Díaz-Canel, ao receber a primeira brigada do contingente que voltou a Cuba, após enfrentar a pandemia na Lombardia, Itália. Mas para nós, o Nobel da Paz 2021 vai para as Brigadas Médicas Henry Reeve.

* Este é um artigo de opinião. A visão da autora não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato.

Edição: Katia Marko