Paraíba

DISCUTINDO GÊNERO

Cinema nas Redes promove debates no Instagram com exibição de filmes com a temática Mulher

Mostra já em curso pela MPC Filmes em parceria com 27 universidades de todo o Brasil

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Mostra de Cinema nas Redes - Reprodução

O documentário “Seremos Ouvidas", de Larissa Nepomuceno e o filme “Carne", de Kamila Kater, vão dá sequência a Mostra de Cinema nas Redes, nesta quarta-feira, 13, eles foram exibidos às 13h30 e, novamente, agora, às 19h pela Plataforma Instagram, da agente mobilizadora Ana Margarida (@anasantosresistencia) e da idealizadora da Mostra (@mpcfilmes).

A Mostra, realizada no período de agosto a novembro com a temática Mulher, é executada pela MPC Filmes, com produção de estudantes universitários dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. Cada estudante realizará 8 live-debates em seus perfis no Instagram, e terá como convidadas/os/es realizadoras/es dos filmes e especialistas na temática proposta.

Os filmes serão disponibilizados por links, de forma gratuita, no perfil das/os Agentes Mobilizadoras/es e da MPC Filmes, para quem quiser assistir. A Mostra será encerrada em novembro de 2021.


A carne / Reprodução

Entre os títulos selecionados estão “Mexeu com uma, mexeu com todas”, de Sandra Werneck (já exibido e debatido) que reúne depoimentos de mulheres que sofreram abuso sexual, além dos curtas Seremos Ouvidas, de Larissa Nepomuceno, com mulheres do Movimento Feminista Surdo, e da animação Carne, de Camila Kater.


Seremos Ouvidas. / Reprodução

Entre as/os universitárias/es/os estão estudantes dos cursos de Direito, Antropologia, Jornalismo, Letras, História, Música, Ciências Sociais, Artes Visuais, Geografia, Produção Audiovisual, Gestão Pública e Enfermagem. Elas/es foram contratadas/os para serem os Agentes Mobilizadoras/es da Mostra em suas cidades.

Para saber a programação das exibições e debates, basta seguir os perfis da MPC Filmes (@mpcfilmes) ou da Agente Mobilizadora-PB (@anasantosresistencia). O projeto é produzido pela MPC Filmes e conta com patrocínio do Instituto CNP Brasil, da Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Sinopses dos Filmes

Título: Seremos Ouvidas de Larissa Nepomuceno (Documentário, Brasil, 13’, 2020)

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=tbKe3OyT0jc

Sinopse: Como existir em uma estrutura sexista e ouvinte? Gabriela, Celma e Klicia, três mulheres surdas com realidades diferentes, compartilham suas lutas e trajetórias no movimento feminista surdo. Filme completo no perfil do Instagram: @anasantosresistencia

Título: Carne, De Camila Kater (Documentário, Brasil / Espanha 12’, 2020)

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=8MW4EbAB7Sg

Sinopse: Crua, Mal Passada, Ao Ponto, Passada e Bem Passada. Cinco mulheres compartilham experiências íntimas e pessoais sobre sua relação com o próprio corpo desde a infância até a terceira idade. Filme completo no perfil do Instagram: @anasantosresistencia

Live-debates:

Data: 13/10, quarta-feira, 13h30

Estado: Paraíba

Instagram: @anasantosresistencia

Agente: Ana Margarida, estudante de Antropologia

Filme: Seremos Ouvidas

Debatedoras: *Yasmin dos Santos Sales/ Integrante da assessoria jurídica popular NEP - flor de mandacaru/UFPB, atuante na frente antirracista; *Fernanda Peres da Silva/Defensora Pública/PB.

Data: 13/10, quarta-feira, 19h

Estado: Paraíba

Instagram: @anasantosresistencia

Agente: Ana Margarida, estudante de Antropologia

Filme: Carne

Debatedoras: *Ana Paula Braga/Estudante de História e Coor. Do Proj. Ext. TRANSPASSANDO/UECE, Educadora no Museu de Cultura Cearence; *Jade Vaccari/ Professora, mestranda do PPGL, graduanda em Letras- Língua Espanhol/UFPB.

Edição: Heloisa de Sousa