Rio de Janeiro

INFÂNCIA

Projeto "Favelas do Brincar" chega ao Alemão (RJ) com espaço dedicado às crianças

Iniciativa com atividades lúdicas de aprendizagem para as crianças já passou por Paraisópolis (SP)

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
No mês das crianças, a ação chega à favela do Alemão no Espaço Democrático de União, Convivência, Aprendizagem e Prevenção (Educap) - Divulgação/Movimento Unidos Pelo Brincar

O conjunto de favelas do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro, vai inaugurar na segunda-feira (18) um espaço especial para as crianças da comunidade com brincadeiras, jogos e intervenções lúdicas. É o projeto "Favelas do Brincar", iniciativa do Movimento Unidos Pelo Brincar, que leva uma série de atividades dedicadas ao desenvolvimento dos pequenos para áreas públicas de favelas.

No mês das crianças, a ação chega à favela do Alemão no Espaço Democrático de União, Convivência, Aprendizagem e Prevenção (Educap), organização comunitária e de acolhimento às demandas sociais. O endereço é Rua Canitar, Campo do Sargento, S/N, no bairro de Inhaúma.

"Toda criança tem o direito ao lazer, por isso, o ‘Favelas do Brincar’ tem uma importância neste contexto. O brincar traz desenvolvimento e inclusão para as crianças, principalmente, àquelas que precisam de espaços lúdicos de interação, segurança e qualidade. Isso é de extrema importância nas favelas”, afirma Lúcia Cabral, educadora e fundadora do Educap.

Leia mais: Projeto estimula crianças a investigarem interesses e curiosidades da infância

Antes do Alemão, as intervenções do projeto "Favelas do Brincar", já passaram por Paraisópolis, em São Paulo e, nos próximos meses, seguem para Heliópolis, também na capital paulista. O direito de brincar, componente do processo de aprendizagem, é muitas vezes renegado às crianças mais vulneráveis. Essa dificuldade ficou ainda maior na pandemia com a necessidade de isolamento.

A pesquisa “O Brincar nas Favelas Brasileiras”, realizada pelo movimento Unidos pelo Brincar em parceria com o Instituto Locomotiva e o Data Favela, apontou que o fechamento de creches e escolas, ao invés de aproximar mães e filhos, os afastou: 50% acham que a pandemia trouxe dificuldade em encontrar tempo para brincar com as crianças.

Contudo, todas as mães dizem acreditar que as brincadeiras são importantes para o aprendizado infantil, principalmente para habilidades de comunicação, socioemocionais, desenvolvimento físico e concentração.

Leia mais: Na América Latina, 12 de outubro é celebrado como Dia da Resistência Indígena

O "Favelas do Brincar" é uma iniciativa do Movimento Unidos Pelo Brincar, em parceria com o G10 Favelas, com objetivo de impulsionar a aprendizagem através das brincadeiras e abrir caminhos para que organizações, comunidades e governos repliquem o formato em outros territórios. Além disso, chama a atenção do poder público para a importância desses espaços para o desenvolvimento integral das crianças.

Edição: Clívia Mesquita