Rio Grande do Sul

Intolerância

Deputado bolsonarista ataca Dom Orlando, CNBB e Papa - bispos reagem com carta dura

Cúpula da CNNB assina documento e promete ir à justiça contra parlamentar paulista

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Depois de sermão onde se manifestou de forma crítica em relação a pautas bolsonaristas, Dom Orlando passou a ser atacado pelos seguidores do presidente - Divulgação

Depois do sermão contundente na principal celebração da Padroeira do Brasil no último 12 de outubro – em defesa da da vida, da vacina, da democracia e contra a corrupção, o ódio, as fake news e as armas – Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida, tornou-se alvo dos ataques de grupos fascistas pró-Bolsonaro.

As manifestações ofensivas ganharam eco inclusive dentro da Assembleia Legislativa de São Paulo, através do deputado  Frederico D’Avila (PSL) que fez um discurso repleto de ofensas, na quinta-feira (14), chegando a chamar Dom Orlando, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Papa Francisco de “vagabundos” e de modo geral as pessoas que discordam dos desmandos do presidente da República de “gentalha”. O parlamentar disse ainda que Dom Orlando “usa a batina para fazer proselitismo político ao invés de tomar conta de cuidar da alma das pessoas” einsinuou que os religiosos católicos seriam "pedófilos".. 

A CNBB não tardou em reagir e no dia seguinte publicou uma carta – destinada ao presidente da ALESP - publicizada de forma aberta em suas redes. Citou o “ódio descontrolado” com que D’Ávila se manifestou e denunciou que o deputado “feriu e comprometeu a missão parlamentar, o que requer imediata e exemplar correção pelas instâncias competentes”.

Para a organização, a atitude de D'Ávila representa um  “ultrajante desrespeito” e serviu para oroduzir um “lastimável espetáculo”. O texto indica, ainda, que para além de esperar uma ação interna do poder legislativo paulista, também tomará medidas cabíveis no âmbito judicial. A CNBB qualifica o discurso como “medíocre e odioso, carente de lucidez, modelo de postura política abominável que precisa ser extirpada e judicialmente corrigida pelo bem da democracia brasileira”.

A carta é assinada por Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo de Belo Horizonte (MG), atual presidente da CNBB; Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre (RS), 1º Vice-Presidente; Dom Mário Antônio da Silva, Bispo de Roraima (RR), 2º Vice-Presidente e Dom Joel Portella Amado, Bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ), Secretário-Geral.

Confira a íntegra da carta: CARTA ABERTA DA CNBB À ALESP E AO POVO BRASILEIRO


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Sérgio Antônio Görgen