Rio Grande do Sul

Cultura

Arte sai das galerias e ganha a rua em Porto Alegre

Quintana, Scliar e os Verissimos são alguns dos rostos nas 26 telas pintadas por 18 artistas plásticos

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A galeria a céu aberto transformou-se em espaço gratuito e acessível durante o dia ou a noite - Foto: Wanderlei Oliveira

No coração de Porto Alegre, 18 artistas visuais levaram 26 telas com retratos de escritores e escritoras do Rio Grande do Sul para a rua. Ainda em meio à pandemia, a galeria a céu aberto transformou-se em espaço gratuito e acessível durante o dia ou a noite, permitindo a apreciação das imagens sem os riscos eventuais de um ambiente fechado. 

A exposição Autorias ocupa as escadarias do viaduto Otávio Rocha, erguido em 1932 e uma das referências arquitetônicas do Centro Histórico da Capital.

Batizada como Escadaria, a galeria tem 40 metros de extensão onde os quadros estão afixados em uma estrutura de metal instalada na parede de um dos edifícios contíguos ao passeio. Mario Quintana, Erico Verissimo, Moacyr Scliar, Simões Lopes Neto, Luis Fernando Verissimo e Caio Fernando Abreu estão lá retratados. Também Dyonélio Machado, João Gilberto Noll, Cyro Martins, Sérgio Faraco, Lya Luft, Josué Guimarães e Oliveira Silveira entre outros nomes. 


Mario Quintana, Erico Verissimo, Moacyr Scliar, Simões Lopes Neto, Luis Fernando Verissimo e Caio Fernando Abreu, entre outros, estão lá retratados / Foto: Wanderlei Oliveira

Os 18 artistas são Beatriz Balen Susin, Bernardete Conte, Emanuele de Quadros, Erico Santos, Gilmar Fraga, Graça Craidy, Gustavo Burkhart, Gustavo Schossler, Gustavo Diaz, Ise Feijó, Helena Stainer, Liana d’Abreu, Liana Timm, Mariza Carpes, Nara Fogaça, Pena Cabreira, Thiago Quadros e Ubiratan Fernandes.

Autorias segue até o dia 31. A exposição foi incorporada pela tradicional Feira do Livro da capital gaúcha como evento prévio da sua 67ª edição, a ser aberta no dia 29 deste mês.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko