Paraná

Energia

Audiência Pública vai debater risco de apagão e privatização da Eletrobrás

Reunião está sendo organizada pelo Senge, Fórum em Defesa da Copel e pelos deputados Goura e Requião Filho

via Porém.net |
Audiência acontece no dia 25, com transmissão pela TV Assembleia e Redes Social da Alep - Divulgação

A privatização da Eletrobrás, a crise hídrica e o risco de apagão no Paraná e no Brasil serão temas de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), na próxima segunda-feira (25), às 10h. A reunião será realizada de forma virtual, com transmissão pela TV Assembleia e Redes Sociais da Alep.

O objetivo é debater a crise hídrica e energética no país, o risco de apagão e os custos do aumento de energia produzido pelas termelétricas. Discutir a infraestrutura brasileira, o papel da União e estados, empresas e a falta de investimentos no Setor. A audiência foi proposta pelo Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge Paraná), o Fórum em Defesa da Copel e os mandatos dos deputados estaduais Goura Nataraj (PDT) e Requião Filho (DEM).

“Caso nada seja feito, o setor de energia será novamente um gargalo ao crescimento econômico no início da próxima década. Crescendo de 3% a 4% ao ano, chegaremos em 2021-22 altamente dependentes da geração termelétrica a óleo e carvão, elevando preços e ocorrências de blecautes (apagões)”, é o que informa texto do Plano de Governo do presidente Jair Bolsonaro, em 2018.

Três anos depois, especialistas não se perguntam se vai ter apagão no país, mas quando e com qual intensidade. Também perguntam qual é o custo e como o Brasil vai pagar essa conta. As respostas ou suspeitas serão debatidas na audiência pública.

Edição: Lia Bianchini