Rio Grande do Sul

ARTES CÊNICAS

Festival Internacional de Teatro em Canoas (Festia) começa nesta sexta (22)

Grupo Tia realiza 10ª edição do Festia com diversas atividades gratuitas e em ambiente híbrido

Brasil de Fato | Porto Alegre |
O Laboratório-Escola de Arte Popular de Canoas será o grupo homenageado da 10ª edição do Festia - Foto: Marília Dias

O 10° Festival Internacional de Teatro em Canoas (Festia) inicia nesta sexta-feira (22) e vai até o dia 31 de outubro. Respeitando as limitações impostas pela pandemia, o Festia irá oferecer uma programação gratuita, entre eventos presenciais e online. Acontecem apresentações de teatro, música, performances, workshops, bate-papos, seminário e lançamento de documentário. Confira a programação completa ao final desta matéria.

O tema este ano é “Cultura Resiste: hibridismo e trajetória”. Idealizado pelo Grupo Tia, o Festival se mantém há uma década. Nesta edição, são 20 os grupos e companhias convidadas, representando cinco estados brasileiros e países como o Uruguai, Peru e Argentina.

Na abertura oficial, às 20h desta sexta-feira, será exibido o documentário “Festia 10 Anos”, sobre a história do Festival. Após, encerra a noite o show performático e musical do Coletivo Poetas Vivos. A transmissão é online no canal do YouTube do Festia.

Neste ano, a homenagem do Troféu Gato Preto será oferecido ao Laboratório-Escola de Arte Popular, que há nove edições participa da programação do projeto e é formado por artistas e educadores na cidade de Canoas. Atualmente, está constituído legalmente como uma Organização Não Governamental que luta pelo acesso livre e gratuito a arte, cultura e educação para todas as pessoas.

Acompanhe e saiba mais sobre a programação clicando aqui. O formulário para inscrição nas oficinas é acessado aqui.

Canais de comunicação 10° Festia: Site / Youtube / Instagram / Facebook. Mais informações através do email [email protected].

Atividades formativas fazem parte da programação

Uma das novidades do Festia é o Seminário “Festivais de Grupos de Teatro”, que visa à reflexão e à tomada de estratégia para um segmento específico, dentro do panorama dos festivais organizados por grupos de teatro. Nessa primeira edição, serão dois encontros com a representação de coordenadores de festivais do RS, SP, CE, MT e RO.

O Festival também terá o bate-papo “10 anos de Festia”, com o encontro de artistas de SP, PR e Uruguai que participaram de outras edições, ao longo dos 10 anos do festival.

Além deste, destaque para o bate-papo “Caminhos de Resistência Cultural”, que vai debater proposições sobre políticas públicas para as artes da cidade de Canoas, promovendo um intercâmbio de ideias com representantes do Conselho de Cultura da cidade e do estado e do Colegiado Setorial de Teatro e Circo de Canoas.

Entre as oficinas, o Festia vai receber grupos internacionais que vão compartilhar experiências na área do teatro, da palhaçaria e dos bonecos. Se destacam os atores Augusto Casafranca do Peru, Fernando Chacovachi da Argentina e Javier Perazza do Uruguai.

Programação completa

Sexta-feira (22)

20h – Abertura: apresentação do documentário "Festia – 10 anos"

20h30min - Apresentação online do Coletivo Poetas Vivos (Porto Alegre)

Sábado (23)

15h - Grupo TIA (Canoas). Espetáculo Poesia em Movimento – Uma Experiência Cenopoética. Local: Rua das Torres B, Nº 440, Bairro Fátima

Domingo (24)

19h - Grupo de Teatro De Pernas Pro Ar (Canoas). Exposição "A Última Invenção" (Online no canal do YouTube)

Segunda-feira (25)

9h30min às 12h - Oficina “Guia do Palhaço de Rua”, com Fernando Chacovachi, da Escola Internacional de Palhaços e Artistas de Rua (Argentina). Inscrições aqui.

10h às 15h - Contação de História com Rosane Castro. Livro "Vozes da África: O Cavalo da Palavra". Transmissão via Meet Sesc Canoas. Exclusivo para escolas da rede pública de Canoas, Esteio e Nova Santa Rita. Inscrições no email [email protected]

16h - Trajetos Sonoros - Bairro Guajuviras

19h às 21h - Seminário: Festivais de Grupos de Teatro. Tema: “Organização e Possibilidades dos Festivais de Grupos de Teatro no Brasil”. Participação de Selma Pavanelli, do Festival Palhaçaí - Circo e Teatro (RO); Robson Cavalcante, do Festival dos Inhamuns de Artes Cênicas (CE); Hamilton Leite, da Mostra de Teatro de Rua de Porto Alegre e do Encontro Nacional de Teatro de Rua (RS).

Terça-feira (26)

9h às 12h - Oficina PUKLLAY: “Teatralidades Andinas, Memória e Subversão”, com Augusto Casafranca, do Grupo Cultural Yuyachkani (Peru). Inscrições aqui.

10h às 15h - Contação de História com Rosane Castro. Livro "Vozes da África: O Cavalo da Palavra". Transmissão via Meet Sesc Canoas. Exclusivo para escolas da rede pública de Canoas, Esteio e Nova Santa Rita. Inscrições no email [email protected]

16h - Trajetos Sonoros - Bairro Mathias Velho

19h às 21h - Seminário: “Peculiaridade e Potência dos Festivais de Grupos de Teatro no Brasil”. Participação de Tânia Farias, do Festival de Teatro Popular Jogos de Aprendizagem (RS); Edson Paulo, da Mostra de Teatro de São Miguel Paulista (SP); Jefferson Jarcem, do Festival Zé Bolo Flô de Teatro de Rua (MT).

Quarta-Feira (27)

9h às 12h - Oficina de Teatro PUKLLAY: “Teatralidades Andinas, Memória e Subversão”, com Augusto Casafranca, do Grupo Cultural Yuyachkani (Peru). Inscrições aqui

16h - Trajetos Sonoros - Bairro Rio Branco

19h às 21h - Bate-papo - “10 Anos de FESTIA”.  Participação de César Ramirez e Belén Assandri, do Grupo Tormenta de Lagartos (Uruguai); Tiago Munhoz, do Grupo Rosa dos Ventos (SP); Rachel Coelho, da Produtora 2 Coelhos Comunicação e Cultura (PR).  

Quinta-Feira (28)

10h às 12h - Oficina de Manipulação de Bonecos de Luva, com Javier Peraza, pela Cia. Títeres Cachiporra (Uruguai). Inscrições aqui.

16h - Trajetos Sonoros - Bairro Niterói

19h às 21h - Bate-papo “Caminhos de Resistência Cultural”. Participação de Leandro Miranda, Presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Canoas (RS); Gabriel Gonçalves, Coordenador do Colegiado Setorial do Teatro e Circo de Canoas (RS); Michele Rolim, Conselheira Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul do segmento Artes Cênicas (POA/RS).

Sexta-Feira (29)   

10h às 12h - Oficina de Manipulação de Bonecos de Luva, com Javier Peraza, da  Cia. Títeres Cachiporra (Uruguai). Inscrições aqui.

16h - Trajetos Sonoros - Bairro Mato Grande

19h - Cia KHAOS Cênica (Canoas). Espetáculo Vapor Barato

Sábado (30)

19h - Coletivo Panapaná (Canoas). Espetáculo “Mulheres que Inspiram”, com Maria da Penha

19h30min - Grupo Skatá (Canoas). Espetáculo “Nós Entre Nós” | Ato IV - Censurados

Domingo (31)

19h - Homenagem ao Laboratório-Escola de Arte Popular (Canoas)

19h30min - Laboratório-Escola de Arte Popular. Espetáculo “Escorre”


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira