Rio Grande do Sul

Coluna

20 de outubro - Dia da Cultura Cubana

Imagem de perfil do Colunistaesd
A data marca a primeira vez que foi entoada a “Bayamesa”, que se tornou depois Hino Nacional - Divulgação
As festividades deste dia são uma jornada propícia para destacar a preservação de valores e a ética

Neste 20 de outubro, Cuba comemora o Dia da Cultura Nacional. Nessa data, em 1868, os patriotas que tomaram a então Vila de São Salvador de Bayamo, no começo da guerra pela independência, entoaram pela primeira vez a “Bayamesa”, que se tornou depois Hino Nacional.

Para comemorar a data, Bayamo foi palco nestes dias da Festa da Cubania. A cidade conserva os mais genuínos valores autóctones e as tradições que fazem parte da identidade nacional. Nos festejos foram mostradas expressões da música, teatro, artesanato e outras manifestações culturais.

A data foi instituída para recordar a primeira vez em que foram entoadas suas notas pelos patriotas que iniciaram a guerra de independência contra o regime colonial espanhol em 1868.


Para comemorar a data, Bayamo foi palco nestes dias da Festa da Cubania / Divulgação

A partitura original se conserva no Museu Nacional da Música. Hoje à noite, no encerramento da Festa da Cubania, em Bayamo, será realizada uma gala cultural dedicada ao acontecimento histórico.

Por isso, o Dia da Cultura Nacional, comemorado neste 20 de outubro, é uma jornada propícia para destacar a preservação de valores e a ética, que abrange a criação artística e literária e constitui uma via para expressar o progresso do ponto de vista individual e coletivo.

Os cubanos perseveram na defesa de sua identidade e na promoção de seus valores, com uma concepção ampla. Não por acaso, os inimigos do projeto social vigente no país promovem a desmemória histórica, sobretudo entre os jovens, e incentivam a assimilação de padrões consumistas e superficiais.

Em momentos em que o modelo econômico do país é atualizado em busca de uma maior eficiência em favor do bem-estar material e espiritual, constitui uma alta responsabilidade realçar os melhores valores da sociedade cubana. Para isso, é vital o trabalho da família, professores, artistas e funcionários de vários setores, além da mídia.

Neste sentido, a Associação Cultural José Martí RS, Armazém do Campo – MST, Jornal Brasil de Fato RS e Rede Soberania convidam para participar da Semana Latinoamericana, de 17 a 23 de outubro, presencialmente nas dependências do Armazém do Campo – Rua José do Patrocínio, 888, na Cidade Baixa, Porto Alegre.


Hoje tem Sarau musical com Leonardo Ribeiro e Ciro cantando Silvio Rodrigues / Divulgação

Abaixo segue a programação:

18 a 23/10 – Exposição Fotográfica e de Cartazes;

19/10 – Indicação de Filmes e documentários, nas redes sociais das entidades promotoras;

20/10 – Sarau musical – Leonardo Ribeiro e Ciro cantando Silvio Rodrigues; 18 horas.

21/10 – Live sobre a as experiências das cooperativas cubanas e do MST; 19 horas.

22/10 – Live – A Experiência da alfabetização cubana e o Sim, eu posso!; 18 horas.

23/10 – Sarau Musical com Tânia Farias e Unamérica; 19 horas.

#CubaEsCultura #JornadaCulturaCubana #ConlaMismaEstrella #ElMambí #HereNoSeRindeNadie

* Este é um artigo de opinião. A visão da autora não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato.

Edição: Katia Marko