Rio Grande do Sul

Violência no campo

Live debate impactos dos arrendamentos de terra na vida dos povos indígenas

Debate online promovido pelo Conselho Indigenista Missionário Regional Sul acontece nesta quinta-feira (21), às 15h

Brasil de Fato | Porto Alegre |
No último sábado (21), um conflito na Terra indígena Serrinha deixou como resultado mortos e desaparecidos - Reprodução/Sul21

O Conselho Indigenista Missionário (Regional Sul) realiza, nesta quinta-feira (21), às 15h, um debate online sobre os impactos dos arrendamentos de terras nas vidas, economias e nos modos de ser dos povos indígenas.

Participam do diálogo Joziléia Daniza Jagso (Indígena Kaingang e membro da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade), Ricardo Pael Ardenghi (Titular do Ofício de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais do Ministério Público Federal em Mato Grosso), Deoclides de Paula (Coordenador Kaingang do Conselho Estadual dos Povos Indígenas do estado do RS) e Maria Inês de Freitas (Liderança Kaingang, Professora, Mestre em Educação e acadêmica em Direito). A mediação do debate será do professor Clóvis Brighenti (Universidade Federal da Integração Latino-Americana).

:: Agronegócio gera medo e mortes em comunidade Kaingang no Norte do RS ::

No último sábado (21), um conflito na Terra indígena Serrinha, no Norte do Rio Grande do Sul, deixou como resultado dois mortos e três desaparecidos. Segundo as denúncias feitas por moradores da comunidade, da etnia Kaingang, as vítimas eram das 12 famílias que tinham uma posição contrária à do cacique Marciano Claudino sobre o arrendamento das terras da reserva para produtores do agronegócio.


O Conselho Indigenista Missionário realiza debate online sobre os impactos dos arrendamentos de terras nas vidas dos povos indígenas / Reprodução


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira