Rio Grande do Sul

Coluna

Homenagem à general Nguyễn Thị Định, heroína da Guerra do Vietnã

Imagem de perfil do Colunistaesd
Comandante do “exército dos cabelos compridos” foi fundamental na expulsão dos invasores americanos - Reprodução
'O Exército de Cabelos Compridos'. Nguyễn Thị Định é a alma deste exército, a líder e criadora

Além do Dia Internacional da Mulher, em 8 de Março, o Vietnã também comemora o Dia Nacional da Mulher em 20 de Outubro. É uma das várias ocasiões em que a sociedade mostra seu amor e respeito às mulheres por todos os sacrifícios que elas têm feito.

Para comemorar essa data, a AbraViet resolveu compartilhar a história de Nguyễn Thị Định, uma das heroínas de guerra do Vietnã! Durante a luta pelo poder em 1945, ela liderou milhares de pessoas para tomar o poder na cidade de Ben Tre.

Em 1946, a Sra. Nguyễn Thị Định e muitos combatentes da resistência do Sul cruzaram o mar para o Norte para pedir armas para lutar contra os colonialistas franceses. A estrada de Ho Chi Minh no mar foi estabelecida em 23 de outubro de 1961 pelo exército comandado naquele ano pela Sra. Nguyễn Thị Định, que “abriu a montanha e quebrou a pedra” para esta lendária estrada.

Quando se fala da general feminina Nguyễn Thị Định, imediatamente se pensa no movimento Ben Tre Dong Khoi há exatamente 60 anos, em 1960. A co-origem ocorreu a partir da avaliação correta da situação e da liderança talentosa da revolucionária.

Esta luta formou um novo exército organizado de massas, a maioria mulheres. Mais tarde, foi chamado pelo afetuoso nome de “O Exército de Cabelos Compridos”. Nguyễn Thị Định é a alma deste exército, a líder e criadora da abordagem em três frentes.

Aquele exército de cabelos compridos não tinha um centímetro de ferro em suas mãos, mas tornou-se o terror do inimigo, abalando a fortaleza governante.

Em 1965, quando a Sra. Nguyễn Thị Định era a presidente da União das Mulheres para a Libertação do Sul, o general Nguyen Chi Thanh convidou-a ao Comando Regional e designou-a como vice-comandante do Exército Vietnamita para libertar o Sul do Vietnã.

A Sra. Nguyễn Thị Định ocupou este cargo por 10 anos. Foi um período de ferozes lutas no Sul.

Em 17 de abril de 1974, ela recebeu o posto de major general e foi a primeira general feminina do Exército do Povo do Vietnã. Em 1965, sobre Nguyễn Thị Định, o presidente Ho Chi Minh, já escrevia: “A subcomandante do Exército de Libertação do Sul é a Sra. Nguyễn Thị Định, apenas nosso país tem uma tal general feminina em todo o mundo. É glorioso para todo o Sul, para toda a nossa nação.”

Em 1968, a Sra. Nguyễn Thị Định recebeu o Prêmio Lenin da Paz Internacional da União Soviética. Em 30 de agosto de 1995, foi condecorada postumamente com o título de Herói das Forças Armadas do Povo pelo presidente.

Após a unificação do país, a general Nguyễn Thị Định ocupou muitos cargos importantes no Partido e no Estado, respectivamente.

Em qualquer posição, a Sra. Ba Dinh – Nguyễn Thị Định também fez muitas contribuições, especialmente no trabalho dos inválidos de guerra e mártires.

Em 26 de agosto de 1992, o coração da lendária general feminina Nguyễn Thị Định parou de bater, mas ela sempre estará viva na memória do seu povo.

* Este é um artigo de opinião. A visão do autoro não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato.

Edição: Marcelo Ferreira