Rio Grande do Sul

Teatro Infantil

Espetáculo comemora os 30 anos da Traça Biblió com apresentações em instituições para crianças

Protagonista do livro "Uma Graça de Traça", de Carlos Urbim, comemora sua trajetória com os versos de Mario Quintana

Brasil de Fato | Porto Alegre |
O roteiro é assinado pelo escritor e jornalista Carlos Urbim e pela atriz, jornalista e produtora cultural Dinorah Araújo - Foto: Kevin Nicolai

O especial "A Traça Biblió e o Poeta – Brincando com os versos de Quintana" integra a programação "Traça Biblió Revisitada - 30 anos de incentivo à leitura e amor aos livros". A homenagem se refere aos 30 anos de trajetória no teatro da personagem "Traça Biblió", protagonista do livro "Uma Graça de Traça", de Carlos Urbim. 

A exibição do especial será realizada em três escolas de Porto Alegre, como contrapartida à Lei Aldir Blanc. Além das três apresentações ao vivo nas escolas, haverá um especial gravado que será veiculado na televisão. Confira abaixo a programação das apresentações.

Apresentações nas escolas:

Dia 27, 15h: Escola Indígena de Educação Infantil e Ensino Fundamental Anhetengua. Endereço: Beco do Mendonça, 357, Lomba do Pinheiro, Aldeia Anhetengua;

Dia 28, 9h e 10h: Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria José Mabilde. Endereço: Av. Presidente Vargas, 129, Ilha da Pintada;

Dia 29, 15h: Quilombo dos Machado. Endereço: Bairro Sarandi (proximidades da Av. Sertório e Av. dos Gaúchos).

Especial gravado "A Traça Biblió e o Poeta – Brincando com os versos de Quintana"

Foi gravado na Casa de Cultura Mario Quintana em setembro de 2021, com direção e captação de imagens por Kevin Nicolai, música por José Eduardo Prates, direção de fotografia por Nicollas Colar Medeiros, produção e assistente de direção por Elisa Gottfriend, figurino e maquiagem por Nilton Silveira. A edição do especial é assinada por Daniela Bonamigo com a coordenação de Hilda Haubert.

O especial é uma realização de Dinorah Araújo Produções Culturais/Companhia Te-Atuar, em parceria com a Casa de Cultura Mario Quintana e a TVE RS, com apoio da FM Cultura.

Histórico da Traça Biblió

Biblió é uma personagem do livro “Uma Graça de Traça”, de Carlos Urbim. No livro, a traça ama os livros e, ao invés de roê-los, se tornou guardiã da biblioteca infantil de uma velha escola. Em cartaz há 30 anos, desde 1990, a personagem incentiva a leitura e a preservação dos livros.

Segundo o próprio Carlos Urbim escreveu, houve um dia em que a traça saltou do livro e ganhou vida própria pela sensibilidade da atriz Dinorah Araújo. 

Desde a montagem do livro "Uma Graça de Traça" na década de 1990, somando todos os projetos nos quais Dinorah Araújo vem atuando com a personagem, a Traça Biblió contabiliza atualmente mais de 880 apresentações para mais de 107 mil espectadores.


Mais do que uma visita guiada, o projeto A Traça Biblió e o Poeta – Brincando com os versos de Quintana é uma apresentação teatral com atuação de Dinorah Araújo / Foto: Kevin Nicolai

Visita guiada na CCMQ

Mais do que uma visita guiada, o projeto A Traça Biblió e o Poeta – Brincando com os versos de Quintana é uma apresentação teatral com atuação  de Dinorah Araújo, que de forma lúdica, com a  personagem Traça Biblió percorre os mais variados espaços das duas alas da Casa de Cultura, entre eles o quarto do poeta, a Biblioteca Infantojuvenil Lucília Minssen, o Jardim Lutzenberger, o acervo do poeta e o Quintana`s Bar. O roteiro é assinado pelo escritor e jornalista Carlos Urbim e pela atriz, jornalista e produtora cultural Dinorah Araújo.

Foi idealizado por Dinorah Araújo, no verão de 2006, após nove meses de estudos da obra de Quintana e ensaios, com montagem da Companhia te-Atuar estreou no dia 5 de outubro do mesmo ano, com a parceria da Casa de Cultura Mario Quintana, ocasião que integrou a programação intitulada: Aprendiz de Feiticeiro - 100 Anos de Mario Quintana.

De lá para cá, além das apresentações sistemáticas para as escolas, o projeto integrou as programações especiais em homenagem ao aniversário de nascimento do poeta e da Casa de Cultura. Embora concebido para receber alunos de Escolas do Ensino Fundamental, o projeto também recebe crianças e adolescentes participantes de ONGS e outros projetos sociais. Público de todas as idades, incluindo estudantes de escolas de Ensino Médio como os Institutos Federais e do programa Pró-Jovem já participaram. Por motivos de estudo, alunos e professores de Arquitetura da UNIOESTE de Santa Catarina e do Curso de Museologia da UFRGS conheceram a Casa de Cultura guiados pela Traça Biblió.  

Estudantes de escolas públicas, privadas e participantes de projetos sociais, ONGs, oriundos dos quatro cantos do Rio Grande do Sul, conheceram a Casa de Cultura Mario Quintana por meio do projeto, que contabiliza 138 apresentações para 5.320 espectadores.

“O projeto é uma homenagem à memória e ao universo poético do Mario Quintana, com o qual as crianças se identificam muito. A obra do poeta é contextualizada à Casa de Cultura e também com a cidade de Porto Alegre, a exemplo dos poemas Arquitetura Funcional e O Mapa, além de ser associada com a realidade dos estudantes que assistem, e desde a estreia apresentam gratas surpresas, as quais me ensinam e emocionam, no sentido da compreensão e identificação que as crianças têm dos poemas e textos do Quintana”, afirma Dinorah. 


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko