Ceará

Mineração

Encontro online debaterá mineração de urânio e fosfato no Ceará

Ação ocorre hoje (27) e amanhã (28), às 19h, no canal do youtube do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM).

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Município de Quiterianópolis, localizado no sertão dos Inhamuns, no Ceará, sofre com os impactos deixados por mineradora. - Foto: Erivan Silva/MAM

O Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Articulação Antinuclear do Ceará e a Comissão Pastoral da Terra Bahia promovem, nesta quarta (27) e quinta-feira (28), às 19h, o evento "Diálogos da Mineração Bahia-Ceará", para debater questões relacionadas a exploração de materiais radioativos como o urânio.

Com transmissão pelo canal do Youtube do movimento, o encontro é um dos desdobramentos de um projeto de pesquisa desenvolvido pelo MAM junto à Fiocruz, e que tem por objetivo mapear os impactos socioambientais do setor da mineração para trabalhadores, comunidades afetadas pelos empreendimentos minerários, impactos econômicos e na saúde em seis estados brasileiros minerados.

Hoje (27) o evento abordará o tema "Avanço da mineração no Ceará: ameaças, conflitos e crimes socioambientais", com as participações de Pedro D'Andreia (MAM), Jeovah Meirelles (Universidade Federal do Ceará), Eline Mara (Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Ceará - CEREST/CE) e João Silva, agricultor, sindicalista e liderança comunitária.

Já no dia 28, o debate vai girar em torno dos aspectos relativos aos impactos nas águas, no meio ambiente e na saúde humana diante da extração de Urânio e Fosfato. Irão compor a mesa a professora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Talita Furtado, que é também da AACE, o pesquisador Rafael Potiguar (TRAMAS/UFC) e o deputado estadual Renato Roseno (Psol).

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Francisco Barbosa