Paraná

Cooperativismo

Programa Quarta Sindical debate o cooperativismo de crédito como organização dos trabalhadores

Mecanismo é uma importante alternativa para classe trabalhadora durante a crise

Paraná |
O Programa Quarta Sindical é uma parceria entre o Brasil de Fato Paraná e a CUT Paraná, transmitido toda quarta feira, 11h 30 em nossas redes sociais. - Reprodução internet

Em 1889, em Ouro Preto, surgiu a primeira cooperativa de trabalhadores e trabalhadoras. Era a Cooperativa Econômica dos Funcionários Públicos do município. Desde então, este mecanismo tornou-se um importante instrumento para o desenvolvimento da classe trabalhadora. Para tratar do tema, o Quarta Sindical recebeu o presidente da Coopicref, Carlos Alberto Kanak e a presidenta da Cescoper Serviços, Mafalda Germano.

De acordo com Kanak, esta modalidade é importantíssima, inclusive, para socorrer trabalhadores e trabalhadoras em momentos específicos. Ele citou como exemplo uma onda de demissões no HSBC, quando a cooperativa do Sindicato teve um destacado papel no auxílio à categoria. Para ele, é preciso fortalecer e reforçar a importância e ampliar o número de cooperados. “ Nossa base dos bancários é de cerca de 13 mil e temos 950 associados ativos. Isso mostra que ainda temos muito trabalho a fazer, com esforço para demonstrar a importância da cooperativa em nosso segmento”, argumentou.

Já a presidenta da Cescoper Serviços, Mafalda Germano, ressaltou outros diferenciais relacionados. “Nas cooperativas o atendimento é mais humanizado. É uma pessoa que te atende e não um robô, que não responde suas perguntas. Esse é outro diferencial. Precisamos sempre nos colocar no lugar do outro. Outra questão que nos diferencia são as taxas de juros, que normalmente, são menores do que no sistema financeiro convencional. Por que motivo? A cooperativa não visa lucro, ao contrário do banco, que tem meta para venda de serviços. Se nós somos donos do próprio negócio porque vamos cobrar três ou quatro por cento no empréstimo pessoal e 10% no cheque especial?”, comparou. "Todo o dinheiro investido pelo cooperado é reajustado, tendo remuneração de 100% da taxa Selic, que hoje está em 7.5% ao ano. A poupança rende 0,70% da Selic", completou. 

Veja o programa na íntegra neste link e  não se esqueça: toda quarta-feira você tem um compromisso conosco: às 11h30 uma nova edição do Quarta Sindical em nosso perfil do Facebook e também das páginas parceiras que retransmitem, semanalmente. 

Edição: Ana Carolina Caldas