Paraná

Música

Intercâmbio cultural leva música clássica a assentamento do MST na Lapa (PR)

Iniciativa da Série Diálogos busca democratizar o acesso à cultura

via Porém.net |
Evento é voltado para as crianças do assentamento Contestado - Foto: Wellington Lenon/ Brigada de Audiovisual Eduardo Coutinho - MST

Uma troca de experiências para mostrar que novas alternativas de mundo são possíveis. É isto que vai acontecer no próximo dia 13 de novembro, quando crianças do MST vão trocar experiências com artistas internacionais no assentamento Contestado, da Lapa e, posteriormente, vão assistir a um show gratuito no Teatro Positivo, em Curitiba.

A iniciativa é organizada pela Série Diálogos, música, cultura e democracia, em parceria com o Instituto Res Publica, com apoio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), da Positivo e do Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge-PR).

As crianças do MST vão receber os artistas Rafael Cesário, violoncelista, professor no Instituto Baccarelli – SP, que integra o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, Angelo Martins, violinista, atualmente se apresenta como Spalla da Orquestra Sinfônica do Paraná, e Pedro Gadelha, contrabaixo solista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), depois de vários anos na Alemanha como membro da Ópera de Frankfurt. Mais tarde, elas irão conferir o “Concertos musicais, Didático com as crianças do Assentamento do Contestado e Masterclasses com estudantes de música de Curitiba e região”.

Segundo os organizadores, a iniciativa visa democratizar o acesso à cultura, com a popularização de um espaço tido como "de elite", o da música clássica. Para o presidente do Senge-PR, Leandro Grassmann, a oportunidade serve tanto para aproximar realidades como para surgir novos talentos.

“Essas crianças convivem diariamente com a transformação e uma forma diferente de enxergar o mundo. Esse encontro pode possibilitar o surgimento de um novo talento que pode conseguir misturar suas influências com os aprendizados da música erudita”, vislumbra Grassman.

Edição: Lia Bianchini