Paraná

Jornalismo

Livro resgata a importância da produção de texto em TV

Obra aborda métodos, experiências e reflexões sobre o telejornalismo no Brasil

via Porém.net |
Livro pode ser comprado pelo site da editora, com cupom de desconto válido até 30 de novembro - Divulgação

Uma pesquisa do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), divulgada em junho deste ano, mostrou que a televisão ainda é o principal meio em que as pessoas buscam informações (73,41%). Já um estudo da Kantar Media mostra que mais de 204 milhões de brasileiros consumiram conteúdo em vídeo na televisão em 2020. E o tempo que cada pessoa passou em frente à grande tela foi 37 minutos maior do que em 2019, totalizando mais de sete horas diárias: um recorde nos últimos cinco anos, o que mostra que o gênero jornalismo tem dominado a TV aberta e ainda está longe de perder espaço.

Justamente acompanhando as necessidades do jornalismo se inovar diariamente e ser responsável por grande parte de audiência para quem busca informação de credibilidade é que três jornalistas paranaenses publicam juntas suas experiências e estudos sobre telejornalismo. O livro “Produção de Texto em TV: Da pauta à transmissão” é escrito por Silvia Valim, em conjunto com Dirk Lopes e Aline Rios.

“Aprimorar habilidades para atuar no espaço televisivo é algo que muitos estudantes e recém-formados buscam, mas nem sempre encontram amparo diante de tantas mudanças pelas quais a área passa. Como escrever, como ler esse texto e qual a melhor forma dessa informação chegar ao conhecimento dos telespectadores são perguntas que devemos nos fazer todos os dias e, para isso, existe técnica. E é essa a proposta do livro”, explica a jornalista Silvia Valim.

A produção televisiva ainda desempenha um papel fundamental no jornalismo. Durante a pandemia, por meio da TV, pudemos ver em imagens a crise sanitária mundial pela qual o mundo ainda passa e, especialmente, a importância do jornalista dada a proliferação de notícias falsas.

“Diante desse quadro, o telejornalismo assumiu um papel primordial. As redes sociais aceleraram a propagação de fake news e travou-se uma guerra de informação x desinformação jamais vista no Brasil e no mundo. Mais do que nunca, é papel do telejornalismo publicar apenas notícias apuradas, checadas e 'rechecadas', que valem mais que as divulgadas na pressa e no impulso”, explica o autor Dirk Lopes.

O livro

"Produção de Texto em TV: Da pauta à transmissão" é dividido em seis capítulos e trata de temas como as semelhanças da linguagem do rádio e da televisão, as características da notícias na TV, planejamento de imagens, pauta, produção e edição, gêneros e formatos no telejornalismo, características e cuidados do texto de TV, funções no telejornalismo, inovações na reportagem e reflexões sobre o processo de mudança pelo qual a TV passa.

“No livro, passamos justamente a mensagem de que o telejornalismo não está ‘morrendo’, mas está se transformando. A produção de TV em tempos de pandemia é um bom exemplo disso, em que foi preciso adaptar as formas de captação de imagem e realização de entrevistas para se adaptar às necessidades de isolamento impostas pela Covid-19”, conta a jornalista Aline Rios.

A obra ainda traz referências do telejornalismo e de seção de perguntas e respostas para reflexão dos assuntos abordados. Pode ser adquirida pelo site da Editora Intersaberes, com desconto.

Cupom de Desconto oferecido pelos autores até 30 de novembro/2021: #textoemtv20

Edição: Lia Bianchini