Distrito Federal

Diversidade

Lançamento do Calendário Drag 2022 terá performances e premiações no Cine Brasília

Evento marcado para esta quarta-feira (10), está com ingressos esgotados

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
A drag queen Rita von Hunty é capa do Calendrag 2022. - Divulgação

O Distrito Drag, um coletivo de artistas transformistas do Distrito Federal, lança nesta quarta-feira (10) o Calendrag 2022. O evento, que apresentará performances de drag queens, será realizado no Cine Brasília, a partir das 19 horas.

Na ocasião, também será entregue o Prêmio Jorge Lafond, que homenageia personalidades e aliados da comunidade no Distrito Federal. O ingressos são gratuitos e já estão esgotados. Cerca de 300 pessoas já reservaram e garantiram as entradas, limitadas.

O Calendrag tem, entre os seus objetivos, refletir sobre temas contemporâneos da sociedade brasileira a partir do campo da arte, dando visibilidade à arte drag, além de mostrar a relação das artes, em especial a fotografia e o design, com o mundo drag. A ideia é tornar a arte drag queen atuante em questões políticas e sociais relevantes e levar a arte transformista como peça fundamental para construção de uma crítica a realidade brasileira.

Além de exaltar e promover a arte drag, o calendário cumpre uma função social. Os recursos arrecadados com a venda da nova edição serão destinados para duas entidades de apoio à comunidade LGBTI, a Casa Akotirene, um quilombo urbano que promove atividades de formação e inclusão em Ceilândia, e a Casa Neon Cunha, que promove ações para contribuir com a autonomia de LGBTIs em São Bernardo do Campo (SP), no Grande ABC Paulista.

A programação do evento tem apresentação da cantora Coral e performances de Marcinha do Corintho, Elloá Negrinny, Mellina Impéria, Ayobambi, Andyva e da Haus Of Lafond.

Com a entrega do Prêmio Jorge Lafond, o Distrito Drag consagra personalidades e iniciativas relevantes para a comunidade LGBTI em 18 categorias.

Prêmio Jorge Lafond

Uma das convidadas é a drag queen, youtuber e podcaster Bianca Dellafancy, homenageada na categoria comunicação. Além dela, recebem o troféu Marcinha do Corintho (arte transformista), Simone Demoqueen Lafond (cultura ballroom), Pedro Ivo (narrativas dissidentes), Maria Luiza (cinema e audiovisual), Jesso Alves (artes visuais), Allice Bombom (orgulho), Bianca Dellafancy (comunicação), Instituto LGBTI (história e memória), Symmy Larrat (militância LGBTI), Havenna Wandelook (moda e beleza), Coral (música), Chico Vigilante (parlamentar aliado), Fabiano Contarato (parlamentar LGBTI), Dayse Hansa (produção cultural), Caleidoscópio (projeto cultural), Quebrada Queen (Tá passada? Quem vê close, não vê corre!), Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do DF (políticas públicas) e Lunah Avellaskis (drag revelação).

Cinema nacional

Para o Calendrag 2022, o coletivo Distrito Drag escolheu como tema o cinema brasileiro. As artistas drag queens convidadas posaram para fotos inspiradas em filmes nacionais como “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, “O Beijo da Mulher Aranha”, “Bacurau”, “Central do Brasil” e “Terra em Transe”. As vendas online do anuário serão feitas pelo site da Editora Expressão Popular.

Segundo a organização, a escolha do o tema das fotos vem da atual realidade brasileira. O coletivo quis destacar que o Brasil passa por um período político de ataques às liberdades individuais e às conquistas coletivas, de desmonte e de censura, o que pede ações de resistência criativa.

“O cinema brasileiro enfrenta um dos momentos mais difíceis de sua história, mas supera de maneira criativa as barreiras e as tentativas de apagamento histórico”, analisa Ruth Venceremos, drag queen que é uma das diretoras do grupo.

Desde a primeira edição, em 2018, o Distrito Drag convida para o calendário artistas de destaque tanto do DF quanto nacionalmente. Marcinha do Corintho, figura histórica da cultura LGBTI, a apresentadora Íkaro Kadoshi e a drag ativista Rita von Hunty, que estampa a capa da publicação, são convidadas deste ano.

Além delas, estão presentes nos ensaios do Calendrag as artistas Baby Brasil, Brenda Max, Cassandra Morgan, Dionísio Viva, Linda Brondi, Mabel Molotov, Nágila Goldstar, Natasha Voxx, Organzza, Sereia Punk, Shihara, Simone Demoqueen Lafond e Tiffany.

Serviço
Lançamento do Calendrag 2022 e Prêmio Jorge Lafond
Data/Local: 10 de novembro, às 19h No Cine Brasília (EQS 106/107)
Ingressos esgotados

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino