Rio Grande do Sul

Evento Virtual

AsSsAN Círculo da UFRGS promove atividade infantil dentro da Virada Sustentável 

Atividade será conduzida pela contadora de história Lilith Schneider e pelo artesão e educador ambiental Renan Coelho

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Além da história de João Platino, a semana também traz um debate sobre a utilização de espécies da mesma região, na arte e no artesanato, que ocorre no dia 10, às 19h - Foto: Divulgação

Dentro da Virada Sustentável 2021, que ocorre em Porto Alegre, o AsSsAN Círculo/UFRGS, em parceria com a Associação Cultural Vila Flores e o Pan Lagoas do Sul (CEPSUL/ICMBio), promove uma atividade para as crianças que pretende despertar a consciência sobre a conservação ambiental e a importância sobre os conhecimentos e práticas de uso da sociobiodiversidade. A Contação de História Online ocorre no dia 15 de novembro, às 10h30, pelo canal youtube.com/user/ViradaSustentavel.

Além da  história de João Platino, um passarinho da região das lagoas do Sul que perde a sua casinha, que será contada no dia 15, a semana também traz um debate sobre a utilização de espécies da mesma região, na arte e no artesanato, que ocorre nesta quarta-feira (10), às 19h. O evento, que será conduzindo pela contadora de história Lilith Schneider e pelo artesão e educador ambiental Renan Coelho é indicado para crianças de todas as idades.

Sobre a atração

A atração "Onde foi parar a casinha do João Platino?" é a história de um pássaro, chamado João Platino, que está ameaçado de extinção. João vivia no seu ambiente de banhado e perdeu a sua casinha, porque o lugar onde ele morava secou para poder alimentar uma grande lavoura de arroz. Ele acaba sendo encontrado por uma criança que vive em uma comunidade quilombola e que produz os seus alimentos, ao mesmo tempo que convive e preserva os bichinhos nativos desses ecossistemas.

Arte/artesanato no Pan Lagoas do Sul em debate

A programação do AsSsAN na Virada Sustentável inclui uma atividade paralela que vai debater sobre arte e artesanato com espécies nativas. A roda de conversa online neste dia 10 de novembro ocorre às 19 horas, pelo canal youtube.com/vilaflores. O evento também dá sequência à série de lives do Projeto Me Conta Sociobiodiversidade, em parceria com o Vila Flores, que irá viabilizar quatro projetos através de metodologia holandesa de votação popular.

O objetivo do evento é apresentar o Plano Nacional de Ação para espécies ameaçadas de extinção - Pan Lagoas do Sul, que inclui toda a costa do Litoral Gaúcho e as regiões Centro e Sul de Santa Catarina, mostrando as potencialidades da sociobiodiversidade desses locais. Com uma colonização e uma diversidade cultural ampla, essa região tem a tradição de trabalhar com artesanatos diversos, utilizando espécies da natureza. A palha de bananeira, o junco, a taboa, os caroços e a palha de butiá, além de materiais de pesca, como a escama de peixe e parte de redes, são matéria-prima para a produção de objetos inspirados na cultura indígena, açoriana, entre outras. O artesanato é também uma alternativa de trabalho e renda para mulheres rurais.

O bate-papo será conduzido pela coordenadora do AsSsAN Círculo/UFRGS, professora Gabriela Coelho, e terá como convidados quatro especialistas no tema. A artesã guarani da Aldeia Sol Nascente, Adriana Guarani; a engenheira agrônoma, agricultora, pescadora, artesã e liderança da Associação Comunitária Rural de Imbituba (Acordi), Marlene Borges; o coordenador do PAN Lagoas do Sul, engenheiro agrônomo, mestre e doutor em Recursos Genéticos Vegetais, Walter Steenbock e a mestra em Linguagens Visuais e doutora em Artes, Carolina Cordeiro, que também é artista residente do Programa de Integração Arte e Comunidade (CASCO).

As atividade dialogam com os debates mundiais,  que ocorrem na COP26, a Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas. Iniciada em 2011, a Virada Sustentável é um movimento de mobilização para a sustentabilidade que organiza o maior festival sobre o tema no Brasil.

Mais informações em viradasustentavel.org.br


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa. 

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

 

Edição: Marcelo Ferreira