Rio Grande do Sul

Educação Estadual

CPERS inicia caravana por reposição salarial e para denunciar sucateamento das escolas públicas

Até o dia 26 de novembro, diferentes comitivas do Sindicato vão fiscalizar condições das escolas em todo o estado

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Mobilização cobra condições para retorno presencial e reposição salarial dos professores e funcionários da escolas públicas estaduais - Foto: Mai Yandara

A partir desta quinta-feira (11), o Centro dos Professores do Estado do RS (CPERS/Sindicato) dará início a uma caravana por diversas cidades do estado, numa mobilização por reposição salarial da categoria dos professores e funcionários da escolas públicas estaduais. Também é um objetivo denunciar a política de Eduardo Leite (PSDB) para a educação pública no estado e o sucateamento das escolas gaúchas.

Até o dia 26 de novembro, diferentes comitivas do Sindicato vão percorrer todas as nove regiões funcionais do Rio Grande do Sul. Segundo a presidenta do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, as caravanas vão mostrar a realidade de quem está no chão da escola.

Sem reajuste desde novembro de 2014, os profissionais da rede estadual acumulam perdas que equivalem à redução de quase metade do salário. A diminuição do poder aquisitivo é ainda mais grave quando se considera a alta nos preços de produtos e serviços essenciais, como gás de cozinha, luz e alimentos, argumenta o sindicato.

Fiscalização e denúncia da falta de estrutura das escolas públicas

A caravana também atuará na fiscalização da situação das escolas estaduais. Conforme o CPERS, muitas não têm estrutura adequada nem profissionais suficientes para atender a todos os alunos de forma presencial, por conta da pandemia. O Sindicato recorda que o Decreto 56.17, emitido pelo governo estadual no último dia 29, torna obrigatório o retorno às aulas presenciais.

O CPERS cobra condições de segurança nas instituições de ensino e acesso à testagem gratuita. Afirma que seguirá acompanhando os índices do quadro epidemiológico estadual para reivindicar a adoção de medidas sanitárias de abrangência regional ou estadual.

“Estamos no limite. O que pedimos é o mínimo: que o governo leve a educação a sério, valorize os educadores e dê condições para que todas as escolas tenham a segurança sanitária que o momento exige”, afirma Helenir.

O CPERS lançou um canal de comunicação para que a comunidade escolar denuncie casos problemáticos neste retorno presencial. Acesse neste link.

Calendário da Caravana

11/11 | Quinta-feira
Porto Alegre

12/11 | Sexta-feira
Porto Alegre

17/11 | Quarta-feira
Uruguaiana
Santa Rosa
Santiago
Canoas
Lagoa Vermelha
Caxias do Sul
Montenegro
Erechim

18/11 | Quinta-feira
Alegrete
Três de Maio
Santa Maria
Gravataí
Vacaria
Bento Gonçalves
São Leopoldo
Passo Fundo

19/11 | Sexta-feira
Santana do Livramento
Três Passos
Santa Cruz
Guaíba
Guaporé
Estrela
Taquara
Soledade

24/11 | Quarta-feira
Frederico Westphalen
São Borja
Cruz Alta
Bagé
Rio Grande
Porto Alegre
Osório

25/11 | Quinta-feira
Palmeira das Missões
São Luiz Gonzaga
Ijuí
São Gabriel
Pelotas
Porto Alegre
Osório

26/11 | Sexta-feira
Carazinho
Cerro Largo
Santo Ângelo
Cachoeira do Sul
Camaquã
Porto Alegre
Osório


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira