Distrito Federal

Diversidade

Em Brasília, segunda edição do Prêmio Jorge Lafond homenageia personalidades e ativistas LGBTI+

Promovida pelo Distrito Drag, premiação foi entregue na noite desta quarta-feira, 10, no Cine Brasília

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
A youtuber e drag queen Bianca Dellafancy foi uma das homenageadas - Júlia Bandeira

O Cine Brasília, patrimônio imaterial do Distrito Federal, ficou colorido em celebração à diversidade e à arte na noite desta quarta-feira, 10. Localizado na Asa Sul, em Brasília (DF), o cinema foi palco para a entrega do Prêmio Jorge Lafond de Arte e Cultura LGBTI e do lançamento do Calendrag 2022.

Em sua segunda edição, o Prêmio Jorge Lafond consagrou personalidades e iniciativas relevantes para a comunidade LGBTI no Distrito Federal e no cenário nacional. O Prêmio, que tem 18 categorias, é também uma homenagem ao artista e drag queen Jorge Lafond, que ficou famoso por interpretar o personagem Vera Verão. Lafond faleceu em janeiro de 2003.

"O Prêmio é uma justa homenagem aos que contribuem para o fortalecimento da nossa comunidade e ao mesmo tempo é uma forma da gente reconhecer quem são as pessoas que fazem arte e cultura LGBTI+ e aquelas que são aliades da nossa causa", explica a drag queen Ruth Venceremos, integrante do Distrito Drag, organizadora da premiação.

Entre as homenageadas da noite, a drag queen, youtuber e podcaster Bianca Dellafancy, recebeu o prêmio na categoria Comunicação. Bianca tem mais de 590 mil seguidores em suas redes sociais (instagram e canal no youtube).

“Eu não quero ser só uma boneca no instagram, tenho muita coisa para falar e tenho certeza que muitas pessoas têm coisas incríveis para falar e daí surgiu o DellaMake (programa de entrevistas famoso no youtube), que é sobre contar histórias. Vivemos em sociedade, em comunidade. As histórias das pessoas me trouxeram aqui, as minhas histórias levaram muitas pessoas a outros lugares também e é muito importante para mim construir esse lugar na minha história junto com todas, todos e todes vocês. Muito obrigada”, destacou Bianca.

Na categoria Cinema e Audiovisual o prêmio foi entregue a Maria Luiza Silva, primeira transexual reconhecida das Forças Armadas brasileira. Após 22 anos de trabalho como militar na aeronáutica, Maria Luiza foi aposentada por invalidez, após se identificar como uma mulher trans. Em 2019, um documentário contou sua história e a luta por justiça. Durante a entrega do prêmio, ela agradeceu emocionada o reconhecimento. “Uma honra imensa receber esse prêmio”, disse com a voz embargada.


Presidenta da ABGLT, Symmy Larrat celebrou a homenagem / Júlia Bandeira

“É muito bom termos esse reconhecimento, porque a gente passa a vida ouvindo que não somos, que não merecemos, que a nossa cultura não existe e que o que nós fazemos não é arte, é depravação. Mais do que nos premiarmos, nós estamos disputando um lugar que é nosso e que nos negam diariamente. A gente luta muito, a gente quer direitos, mas a nossa existência cotidiana é arte sim, é vida sim e é respeito sim”, enfatizou a presidenta da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT), Symmy Larrat, premiada na categoria Militância LGBTI.

A deputada federal Erika Kokay (PT/DF) e o deputado distrital Fábio Félix (PSOL/DF) também participaram da premiação, que contou com performances de Marcinha do Corintho, Elloá Negrinny, Mellina Impéria, Ayobambi, Andyva e da Haus Of Lafond.

Uma das atrações da noite, foi da cantora Coral, que também recebeu o Prêmio na categoria Música. “É uma arte que brinca com as arestas de gênero e falar de gênero é sobretudo quebrar um sistema que oprime a todes nós, então eu me sinto muito honrade em fazer parte dessa memória”, destacou a artista, que cantou as músicas do seu EP de estreia Carne, lançado em setembro deste ano.

Após a entrega da premiação, houve o lançamento do Calendrag 2022.

Confira as homenagens do Prêmio Jorge Lafond:

Comunicação - Bianca Dellafancy

Arte transformista - Marcinha do Corintho

Cultura ballroom - Simone Demoqueen Lafond

Narrativas dissidentes – Pedro Ivo

Cinema e audiovisual – Maria Luiza

Artes Visuais - Jesso Alves

Orgulho - Allice Bombom

História e Memória - Instituto LGBTI

Militância LGBTI - Symmy Larrat

Moda e Beleza - Havenna Wandelook

Música – Coral

Parlamentar Aliado - Chico Vigilante

Parlamentar LGBTI - Fabiano Contarato

Produção Cultural - Dayse Hansa

Projeto Cultural – Caleidoscópio

Tá passada? Quem vê close, não vê corre! - Quebrada Queen

Políticas Públicas - Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do DF

Drag Revelação - Lunah Avellaskis

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Márcia Silva