Mudanças climáticas

O que esperar das políticas ambientais após a COP26? Confira no Programa Bem Viver

Movimentos populares exigem medidas efetivas para proteger comunidades tradicionais e os biomas onde vivem

Ouça o áudio:

Desmatamento e queimadas no Brasil bateram recordes nos últimos anos - Lula Sampaio/AFP
É preciso que o Brasil não apenas assine acordos, mas tome ações concretas

A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26) termina amanhã (12), depois de duas semanas de intensos debates, envolvendo as principais autoridades políticas globais. Mas o que esperar no avanço das políticas ambientais após o evento, considerado um dos mais importantes do mundo sobre o tema?

Para o coordenador executivo do Movimento dos Atingidos por Barragem, Francisco Kelvin é fundamental que governos implantem medidas de mitigação do aumento da temperatura. “São as mudanças no regime das chuvas, a crise hídrica e as cheias, por exemplo. É preciso que haja mitigação, sobretudo para as comunidades mais pobres que são as mais atingidas”, disse em entrevista a edição de hoje (11) do Programa Bem Viver. “É preciso que o Brasil não apenas assine acordos, mas tenha ações concretas pelo meio ambiente.”

A expectativa é que só no sábado (13) seja concluído o relatório final do encontro, que vai trazer os compromissos definitivos firmados pelos países participantes. Um dos principais pontos de tensão é o debate sobre o uso de combustíveis fósseis.

Mas, existe uma série de outras questões que passam longe dos olhos da grande imprensa, mas são fundamentais: as reivindicações de movimentos populares. Por mais que eles não tenham poder financeiro para determinar mudanças em políticas ambientais, eles são os mais capacitados para discutir como a população já está sendo atingida por mudanças climáticas.

“Os movimentos sociais brasileiros estão bem representados e tem uma série de pautas importantes, entre elas a tentava de que países adotem medidas efetivas para, ainda nesse século, manter o aumento da temperatura global abaixo de 1,5oC”, disse. “Além disso, eles cobram medidas para proteger comunidades tradicionais e os habitats que ocupam. Em terceiro querem que haja garantia de financiamento par implantar as medias acordadas na Conferência.”

Aplicativos na Justiça

Nesta semana, o Ministério Público do Trabalho (MPT) ajuizou mais quatro ações judiciais contra quatro empresas multinacionais de transporte e entrega por aplicativos acusadas de fraude trabalhista. São elas Uber, Rappi, 99 e Lalamove.

Ao todo, o órgão já entrou com 12 processos contra as plataformas para que elas reconheçam vínculos empregatícios dos trabalhadores e assinem a carteira de trabalho, garantindo a eles direitos e benefícios. A Justiça pede ainda que as empresas paguem indenização por danos morais aos motoristas e entregadores.

Obrigada, Formiga!

Uma das maiores jogadoras de futebol da história se despe da seleção brasileira. Miraildes Maciel Mota, mais conhecida como Formiga, vai jogar a última partida com a camisa canarinho no final deste mês, deixando um legado de garra, superação e amor pelo esporte.

Bahiana de salvador, Formiga 43 anos, ainda em atividade. A eterna Camisa 8 vai se despedir da seleção no Torneio Internacional de Futebol Feminino, em Manaus.

“Nós vamos fazer nesse primeiro jogo contra a Índia uma despedida dessa que é uma das maiores jogadoras de futebol feminino que o Brasil já teve. Ela jogou praticamente todas as grandes competições”, frisou a coordenadora de Seleções da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Duda Luizelli.


Programa Bem Viver é transmitido diariamente na Rádio Brasil Atual, a partir das 11h / Brasil de Fato

Sintonize

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Sarah Fernandes