Rio Grande do Sul

Diversidade

Câmara de Vereadores de São Leopoldo debate Saúde Integral para pessoas LGBTQIAP+

Vereadora Nadir Jesus (PT) promoveu audiência nesta semana com objetivo de ampliar políticas públicas

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Conversa reuniu autoridades, parlamentares e representantes da pauta - Foto: Eduarda Rocha/CMSL

A Câmara Municipal de São Leopoldo (RS) promoveu, nesta semana, uma audiência pública para debater a implantação do Laboratório de Saúde Integral para pessoas LGBTQIAP+ no município. Para isso, a conversa reuniu autoridades e representantes da pauta, salientando a necessidade de ampliar as políticas públicas voltadas para esta comunidade.

Proposta pela vereadora Nadir Jesus (PT), a audiência pública é resultado das discussões do Grupo de Trabalho LGBTQIAP+ fomentado pelo gabinete da parlamentar. “Este grupo tem se reunido quinzenalmente para pensar não somente no ambulatório, mas também para refletir sobre os desafios do município em relação às políticas públicas específicas para a comunidade LGBTQIAP+”, frisou Nadir.

A vereadora, em conjunto com o GT, está construindo um Projeto de Lei, assim como uma estratégia para ampliar e garantir o acesso desta população aos serviços de saúde no SUS. O foco é proporcionar um atendimento humanizado com atenção às demandas e necessidades destas pessoas.

“Se nós desistirmos da nossa luta, se nós não falarmos da nossa dor e não deixarmos outras pessoas falarem daquilo que a gente não quer ouvir, como é que a gente vai lutar pela resistência, pela equidade? O que nós estamos fazendo aqui hoje é resistência porque nós já tivemos uma fala anterior, a gente retomou com audiência pública e se for necessário faremos outra na semana que vem”, enfatizou a vereadora.

Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório Interseccionalidades, Equidade e Saúde, a pesquisadora Laura Cecilia López ressaltou que a Unisinos está oferecendo o curso “sensibilização em saúde da população LGBT” para impulsionar o desenvolvimento de políticas públicas neste sentido.

“Os Laboratórios LGBT são resistência porque, em um contexto de políticas de morte, a gente escolhe pela vida. O nosso curso, sensibilização em saúde da população LGBT, está fazendo este diálogo com trabalhadoras e trabalhadores da saúde justamente para a formação/educação permanente destes profissionais para o atendimento pleno desta comunidade”, reforça.

A audiência pública contou ainda com a participação do vereador Tiago Silveira (PT), do secretário Municipal da Saúde, Marcel Frison, do representante da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Daniel Passaglia, da enfermeira Graziele Borges e da vereadora de Porto Alegre, Daiana Santos (PCdoB).

Para conferir o debate na íntegra é só acessar os canais oficiais da Câmara, no Youtube e no Facebook.

*As informações são da Assessoria da Câmara de Vereadores de São Leopoldo


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira