Paraná

Resistência

Concurso “Beleza dos Palmares” busca reafirmar a importância da cultura negra

Evento está com as inscrições abertas para categoria masculina e feminina

Curitiba (PR) |
“Esse concurso reafirma a essência e valoriza a nossa população negra", diz Vera Paixão, fundadora e coordenadora do Grupo Afro Cultural Ka-naombo - Divulgação

Após nove anos, o Concurso “Beleza dos Palmares” volta a ser realizado no Paraná. Acontecerá em 20 de novembro, às 19 horas, no Centro Multieventos, em Fazenda Rio Grande, com desfile de candidatos e candidatas usando vestimentas afrobrasileiras. A realização é uma parceria entre o Grupo Afro Cultural Ka-naombo e a prefeitura da cidade.

O Concurso "Beleza dos Palmares" busca fomentar a cultura afrodescendente no Paraná e, também, tem o intuito de fortalecer e empoderar a beleza afro. Desde a primeira edição do concurso, em 2001, o principal objetivo, segundo Vera Paixão, fundadora e coordenadora do Grupo Afro Cultural Ka-naombo, foi sempre o de reafirmar o valor do povo negro.

“Esse concurso reafirma a essência e valoriza a nossa população negra. Nosso objetivo é dar voz à nossa gente e valorizar nossa cultura e nossos ancestrais que contribuíram para a construção do Brasil”, explica.

Para ela, o evento neste momento difícil pelo qual passa o país é de extrema importância. “Num momento de crise, que afetou de forma desigual a população, atingindo de forma crítica os negros e negras, é importante nos reunirmos para olharmos nossa essência e continuarmos resistindo. Outro ponto importante é destacar que a juventude tem sofrido bastante, além de estar sob extermínio daqueles que querem invisibilizá-la. Queremos os jovens se reafirmando com este concurso”, finaliza Vera.

Além dos desfiles e premiações nas categorias feminina e masculina, o concurso contará com várias atrações artísticas. Para participar, é preciso ser maior de 18 anos e fazer a pré-inscrição no site da prefeitura da Fazenda Rio Grande, na página da Secretaria de Cultura. A premiação terá troféus e medalhas.

Edição: Lia Bianchini