Rio Grande do Sul

Movimento Negro

Frente Negra Gaúcha debate o cinquentenário do 20 de novembro como Dia da Consciência Negra

O painel ocorrerá na próxima terça-feira (16), das 15h às 18h, na sede da Federação Gaúcha de Futebol

Brasil de Fato | Porto Alegre |
No mês de seu aniversário, Frente Negra Gaúcha realiza o painel "Cinquentenário de 20 de Novembro como Dia da Consciência Negra" - Reprodução

A Frente Negra Gaúcha (FNG), no mês de seu aniversário, realiza o painel "Cinquentenário de 20 de Novembro como Dia da Consciência Negra".

O evento acontece na próxima terça-feira (16), das 15h às 18h, na sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que fica localizada na Avenida Ipiranga, 10, em Porto Alegre. A inscrição pode ser feita clicando neste link. As vagas são limitadas.

O objetivo do debate é trazer a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira, sua história no futebol gaúcho e fortalecer o combate ao racismo.

A atividade será divida em três temas:

Painel 1: "O panorama histórico da participação do negro na sociedade brasileira", com o advogado, escritor e cofundador do Grupo Palmares, Antônio Carlos Cortês, e com a promotora de Justiça, coordenadora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos, da Saúde e da Proteção Social, Gisele Müller Monteiro.

Painel 2: "Inserção do negro na história do futebol gaúcho", com o José Antônio dos Santos, autor do livro "A Liga da Canela Preta", e com o jornalista Renato Dornelles.

Painel 3: "Presença do racismo no futebol, suas manifestações, consequências e combates", com a professora do curso de jornalismo da UFRGS, Sandra de Deus, e com a delegada Andrea Mattos, da Delegacia Especializada de Combate a Intolerância.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa. 

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira