Consciência Negra

Racismo no ambiente de trabalho é tema no Programa Central do Brasil

Wésia Sena, secretária da CUT de combate ao racismo do Rio Grande do Norte , é a convidada do Entrevista Central

Ouça o áudio:

De segunda a sexta, sempre às 19h45 - Agência Brasil - Foto: Carl de Souza/AFP
Precisamos conscientizar nossos dirigentes do quanto o racismo é cruel

No programa Central do Brasil que vai ao ar nesta sexta-feira (12), em Mês da Consciência Negra, o racismo cotidiano, que tira oportunidades e ajuda a segregar e reforçar a desigualdade social no mercado e no ambiente de trabalho é o assunto da Entrevista Central, com a secretária da Central Única dos Trabalhadores (CUT) de combate ao racismo do Rio Grande do Norte, Wésia Sena. 

Entre outros assuntos, ela fala da campanha que os metalúrgicos lançaram contra racismo institucional, que permeia estruturas empresariais em todos os níveis de trabalho.

"A maior parte dos negros e negras do Brasil ocupam trabalhos muito subalternizados, e quando ocupam o mesmo cargo que um branco, recebem menores salários", conta ela.

::Leia também: Quilombolas denunciam racismo institucional e perseguição a servidores no Incra de Sergipe::

Em Curitiba, o projeto “música, cultura e democracia” idealizada pelo Instituto Res Pública, promove atividades gratuitas no Assentamento Contestado, da Lapa. E no Ceará, o Movimento das Trabalhadoras e Trabalhadores por Direito desenvolve o projeto “Cozinha Popular do MTD”. O Trilhos do Brasil mostra essas e outras ações solidárias que acontecem no Brasil.

N próximo dia 20 de novembro, movimentos populares, centrais sindicais e partidos se unem ao ato do dia da consciência negra. Em busca da luta contra o racismo e contra o governo de Jair Bolsonaro, que em todas as suas esferas promove a desvalorização da vida negra e vem sendo alvo da constante política de extermínio e desmontes do governo federal, a adesão desses grupos chega para fortalecer o movimento negro. Dara Sant’anna,integrante da coordenação do coletivo Enegrecer participa do Embarque Imediato.

O quadro Parada Cultural  celebra o dia mundial do hip hop, que é lembrado nesta sexta. O ritmo musical que ultrapassou a sonoridade e alcançou outras formas artísticas ao longo dos anos, hoje é representado também no break, no grafite, no jeito de se vestir e se comportar.

O movimento que surgiu  há quase 50 anos nos Estados Unidos tem como base ritmos musicais de origem negra, como funk, blues, rock, reggae e o jazz.  Para celebrar a data, o presidente nacional da Nação Hip Hop Brasil, Frederico Eustáquio Maciel, mais conhecido como Fred Negro participa do quadro.

::Dia da Consciência Negra aponta para a longa luta antirracista no país::

Sintonize

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.

A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.

Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.

Dados da menor estação receptora

Antena: Embrasat modelo RTM 2200Std
Focal-Point
Diametro 2,2m
Ganho de recepção no centro do Feixe (Dbi) 37,5
G/T da estação (dB/K) 18,4

Edição: Vinícius Segalla