Rio Grande do Sul

Pandemia em números

Semana tem 172 vítimas fatais por covid-19 no RS e aumento na média de óbitos/dia 

Levantamento da SES mostra que 9 em cada 10 óbitos pela doença em adultos jovens são de pessoas sem vacinação completa

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Em todo o Brasil, já são mais de 610 mil vidas perdidas para covid-19 - Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

O Rio Grande do Sul totaliza 35.782 vítimas fatais desde o início da pandemia, com a confirmação de 26 óbitos por covid-19 nesta sexta-feira (12) pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). Nos últimos sete dias, o acumulado de mortes por data de inclusão foi de 172, superando os números da semana anterior, quando 156 pessoas perderam a vida por conta da doença no RS.

A média móvel de mortes por dia em decorrência do novo coronavírus subiu para 25 óbitos/dia, após três semanas de estabilidade em 22 óbitos/dia. A tendência de alta traz a maior média de mortes em sete dias desde a última semana de agosto, quando a curva estava descendo e a semana registrou média de 26 óbitos/dia.

Semana com 7.345 novos casos da doença no estado

Nesta sexta, foram registrados 1.241 novos casos de covid-19 no RS, totalizando 1.478.555 pessoas com contaminação confirmada desde o início da pandemia.

O número de novos casos confirmados durante a semana foi de 7.345, pouco abaixo dos números verificados na semana anterior, quando a SES confirmou 7.492 novas contaminações. Os números mantém-se dentro da média verificada nas quatro últimas semanas.

O Rio Grande do Sul segue como o quarto estado brasileiro com mais casos confirmados de covid-19 desde o início da pandemia. Com relação ao número de óbitos, ocupa a quinta posição. O país acumula 21.939.196 casos da doença e 610.491 vítimas fatais, conforme dados do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass) atualizados nesta sexta-feira.

Mais de 670 mil jovens adultos não voltaram para a segunda dose

Nesta semana, a SES alertou sobre a vacinação entre jovens adultos no estado. Segundo a pasta, mais de 670 mil jovens adultos não voltaram aos postos para a segunda dose das vacinas contra a covid-19. Nesta quinta-feira (11), a Secretaria apresentou um levantamento que aponta que nove em cada 10 óbitos por covid-19 em adultos jovens são de pessoas sem vacinação completa

Segundo a SES, 92% dos óbitos por coronavírus no estado na faixa etária até 39 anos ocorreram com pessoas sem o esquema vacinal completo (duas doses ou dose única). Entre os idosos, 99% das mortes por covid-19 são entre pessoas sem a vacinação de reforço. A pasta destaca que os dados servem de alerta para que a população volte aos postos para completar o esquema básico de duas doses e para que as pessoas acima de 60 anos façam a terceira. 

O RS tem atualmente 968 mil pessoas com a segunda dose da vacina contra a covid-19 em atraso, sendo a maioria na faixa etária até os 39 anos. O número representa pouco mais de 10% da população gaúcha vacinável (acima de 12 anos), aponta reportagem do Sul21. 

Vacinação

Até esta quinta-feira (11), 94,7% da população adulta vacinável em todo o estado recebeu pelo menos uma dose e 82% da população adulta está com o quadro vacinal completo. Em relação à população residente, 79,6% recebeu a primeira dose e 64,6% está com o quadro vacinal completo.

O RS recebeu, até o momento, 19.513.496 doses de vacina contra a covid-19, tendo distribuído 18.840.349 aos municípios. Destas, 8.757.332 são da primeira dose, 7.049.513 da segunda dose e 302.490 dose única. Foram aplicadas 88% das doses.

No país, de acordo com o Our World In Data, foram aplicadas, até o momento, 283 milhões de doses. O número de pessoas totalmente vacinadas é de mais de 126 milhões, representando 59,4% da população. Receberam ao menos uma dose 76% da população brasileira. Em escala global, 51,5% da população mundial recebeu ao menos uma dose da vacina contra a covid-19.

Casos graves em UTIs mantém estabilidade

O número de pacientes com covid-19 em leitos de UTI adulto em todo o estado mantém-se estável no início de novembro. Nesta sexta-feira, a SES informa que 437 pessoas com a doença estão internadas em leitos de terapia intensiva. Na sexta-feira da semana passada eram 453, porém há uma variação diária, a exemplo de sábado (6), quando 471 estavam internadas.

A taxa de ocupação de leitos de UTI adulto em todo o território gaúcho segue ao redor dos 60%, marcando 59,3% nesta sexta-feira. Dos 2.462 leitos de UTI do SUS disponíveis em hospitais gaúchos, 1.341 estão ocupados, o que significa 54,5% de ocupação. Já em hospitais privados, dos 839 leitos de UTI, 616 estão sob uso, com taxa de ocupação em 73,4.

Estado emite um Alerta e um Aviso

O governo do estado divulgou, na quarta-feira (10), a emissão de um Alerta para a região de Pelotas. Além disso, a região de Cachoeira do Sul recebeu um Aviso por parte do Grupo de Trabalho (GT) Saúde. É a segunda semana consecutiva que Cachoeira do Sul recebe um Aviso. As outras 19 regiões não receberam Avisos ou Alertas.

A região Covid de Pelotas, ao longo da última semana, apresentou um aumento de 25,7% no total de pacientes de covid-19 internados em UTI, uma variação de nove pacientes. Assim, há 44 internados, o que representa uma taxa de ocupação de 82,6%. O número de internados em leitos clínicos cresceu 5,1% na última semana, subindo para 82, semelhante ao patamar observado em janeiro deste ano. Também desperta preocupação o indicador de casos confirmados na semana para cada 100 mil habitantes, estando a região na primeira colocação com 131,5, número 117,8% maior que a média estadual.

A região de Cachoeira do Sul apresentou crescimento de 42,9% no número de internados com coronavírus em UTI, levando a região a atingir 125% de taxa de ocupação, conforme os técnicos do GT Saúde.

O Alerta, uma das etapas do Sistema 3As de Monitoramento, com o qual o governo do estado gerencia a pandemia no Rio Grande do Sul, é emitido pelo Gabinete de Crise após deliberação do grupo, provocada por sinalização do GT Saúde, que monitora constantemente os dados da pandemia. A região tem 48 horas para responder sobre o quadro regional da pandemia e apresentar um plano de ação a ser tomado.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira