Rio Grande do Sul

Pela Periferia

Vereadora lança Frente Parlamentar em Defesa de Políticas Públicas para a Periferia

A autoria é da parlamentar porto-alegrense Daiana Santos (PCdoB) e demais vereadores da oposição

Brasil de Fato | Porto Alegre |
“Qual é a realidade da tua periferia? Como podemos atuar para mudar esse cenário?”, indagou Daiana - Foto: Cristiane Leite

Na tarde desta quinta-feira (11), foi realizado o ato de Lançamento da Frente Parlamentar em defesa de Políticas Públicas para a Periferia na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, de autoria da vereadora Daiana Santos (PCdoB) e demais vereadores da oposição. O objetivo da Frente é atuar em prol da melhoria da qualidade de vida para os moradores. Dados socioeconômicos de 2010 do Atlas de Desenvolvimento Humano do Brasil (Ipea) destacam que a capital gaúcha apresenta grande disparidade da qualidade de vida entre os bairros de menor e maior renda.

“Somente através do debate e da construção coletiva é que conseguiremos diminuir a distância em termos da qualidade dos serviços públicos entre os bairros pobres e ricos”, apontou a vereadora Daiana durante o lançamento da Frente. Conforme ressaltou a parlamentar, que pretende fazer reuniões temáticas em 2022 para encaminhamentos, políticas públicas efetivas transformam vidas nesses espaços e devem ser prioridade de um governo. 

Presente ao lançamento, o presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do RS (Consea-RS), Juliano Sá, parabenizou a iniciativa e a sensibilidade de dialogar com quem trouxe seus representantes para o Legislativo. “A fome é resultado de um projeto político, que se agravou com o desmonte de políticas públicas e com o fim de programas sociais”, afirmou.

Ele sublinhou que não há perspectiva de enfrentamento estrutural de combate à fome por nenhuma esfera governamental. “Por isso, precisamos estar mobilizados. E essa iniciativa para aproximar o diálogo com as periferias é essencial”, completou.

Atuando no afroempreendedorismo, a presidenta do associação Odabá, Maria Cristina dos Santos,  falou sobre o impacto da pandemia sobre a população. “ 62% dos brasileiros tiveram emprego e renda afetados pela pandemia e que muitos deixaram de pagar alguma conta nos últimos meses. É o maior índice da série histórica, se aproximando de 15 milhões de desempregados no Brasil”, expôs.

Na sua avaliação o trabalho que está sendo realizado pelos vereadores proponentes da Frente vai fazer a diferença para os moradores e trabalhadores das periferias. “Temos que preparar e auxiliar a formação política, capacitando as pessoas e trabalhar o ser político de cada uma”, acrescentou. 

Também componente da mesa de lançamento, a professora Luciana Dorneles relembrou a luta de transgressão do povo negro através da educação, compartilhando a sua história e de seus alunos. “Pela primeira vez estamos vendo o que deve ser realmente olhado aqui dentro”, apontou. Destacou também a importância da educação antirracista, explicando que o objetivo é levar para dentro da escola as narrativas que o racismo excluiu na história.

“Crescem na cidade o desemprego e as desigualdades sociais, e é a partir da perspectiva da importância das necessidades da periferia que se impõe a formação dessa Frente Parlamentar, instrumento político de defesa de políticas públicas para a população que deve ser a prioridade da atuação estatal”, encerrou a vereadora Daiana Santos.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores de Porto Alegre


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa. 

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira