Rio Grande do Sul

Cultura Doadora

Painel aborda doação, transplantes e banco de ossos e músculos nesta quarta-feira (17)

Debate da Fundação Ecarta trata do único Banco de Tecidos do Sul do Brasil, em Passo Fundo, que está sem material

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Único banco do sul do Brasil fica em Passo Fundo e está sem material devido à pandemia, retardando cirurgias - Foto: Sheila Zang (HSVP)

O projeto Cultura Doadora realiza o painel “Doação, transplantes e o banco de ossos e músculos do RS” nesta quarta-feira (17), às 19h. O debate é online e a transmissão acontece pelo canal do Youtube da Fundação Ecarta.

Os painelistas são o médico ortopedista do Instituto de Ortopedia e Traumatologia de Passo Fundo, diretor técnico do Banco de Tecidos Musculoesqueléticos do Hospital São Vicente de Paulo e diretor da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho, Osmar Valadão Lopes Jr., e o enfermeiro do Banco de Tecidos e membro da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante, Maurício Luciano Zangirolami.

“A grande maioria das pessoas e famílias nem sabe da possibilidade de doar ossos e tecidos porque se fala muito pouco disso. Se fala mais de órgãos vitais e córneas e não sobre os tecidos”, registra Valadão. O que precisa é abrir mais bancos de tecidos no Brasil e fazer campanha para aumentar o número de doações", completa.

Único Banco de Tecidos do Sul do Brasil fica no RS

Existem cinco Bancos de Tecidos no país. O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Passo Fundo, mantém o único Banco de Tecidos Musculoesquelético (BTME) do Sul do Brasil e atende à demanda dos três estados.

Pioneiro no país, foi o primeiro hospital a organizar um banco de tecidos, em 1981, e a criar referências nacionais para o avanço na legislação e adequações sanitárias. Desde sua regulamentação em 2005 até o momento foram disponibilizados tecidos para mais seis mil procedimentos cirúrgicos na área de Ortopedia e Odontologia (implantodontia, periodontia e bucomaxilofacial).

A distribuição dos tecidos é feita através de uma solicitação ao Banco de Tecidos, por meio de um formulário específico, tipo e quantidade de material necessário para a realização do procedimento cirúrgico. Havendo disponibilidade do material, ocorre todo o processo logístico adequado para o transporte.

Os bancos de tecidos são especializados no processamento e na conservação de enxertos como pele, osso, cartilagem, tendão, córneas, entre outros, fornecendo tecidos de alta qualidade técnica e seguros para transplante. 

Esses e outros temas serão tratados no painel que terá a mediação do presidente da Fundação Ecarta e idealizador do projeto Cultura Doadora, Marcos Fuhr.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira