Rio Grande do Sul

Vida das Mulheres

Câmara de Vereadores de Porto Alegre aprova projetos de lei em defesa dos direitos das mulheres

Propostas aprovadas nesta quarta-feira (17) são de autoria dos vereadores da Bancada Negra

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Ambos os projetos aprovados são propostas da Agenda Marielle Franco, uma plataforma de projetos de lei que se propõem a erradicar a discriminação racial e de gênero - Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

No mês em que é celebrado o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, a Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, em sessão desta quarta-feira (17), dois projetos de lei relativos à políticas públicas para as mulheres. As propostas são de autoria dos vereadores Bruna Rodrigues e Daiana Santos, do PCdoB; Karen Santos e Matheus Gomes, do PSOL; e Laura Sito, do PT - integrantes da Bancada Negra da casa legislativa.

O primeiro projeto aprovado propõe a criação do Dossiê das Mulheres, um relatório anual que deverá ser amplamente divulgado sobre a situação das mulheres atendidas pelas políticas públicas no município de Porto Alegre. De acordo com o texto do projeto, o Dossiê “contribuirá para a construção de produção de políticas públicas intersetoriais eficazes de acolhimento e proteção às mulheres em situação de violência, bem como auxiliará na identificação de possíveis assimetrias entre regiões do Município ou entre os diferentes perfis de mulheres”.

Já o segundo projeto cria a Campanha Permanente de Conscientização e Enfrentamento do Assédio e da Violência Sexual contra Mulheres em Porto Alegre. A iniciativa contempla ações educativas e não discriminatórias de enfrentamento do assédio e da violência sexual contra mulheres e propõe, ainda, o empoderamento das mulheres para que venham a denunciar casos de assédio ou de violência sexual.

Ambos os projetos aprovados são propostas da Agenda Marielle Franco, uma plataforma de projetos de lei que se propõem a erradicar a discriminação racial e de gênero, formuladas pelo instituto que leva o nome da vereadora carioca assassinada em março de 2019.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira