Rio Grande do Sul

Artes Visuais

Novo Hamburgo (RS) recebe exposição a céu aberto de obras visuais de 151 autores

Intervenção "Arte no Muro" começa nesta sexta (19), com reproduções de obras em grandes formatos, em duas ruas da cidade

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Artistas fizeram oficina para aprender a técnica de colagem de cartazes lambe-lambe, no formato das reproduções, que serão fixadas nos muros - Foto: Ita Kirsch

A intervenção urbana Arte no Muro traz para a cidade de Novo Hamburgo (RS), a partir desta sexta-feira (19), mais de 270 metros, quase 500m², de obras de arte visuais instalados em muros da cidade.

A instalação contará com reproduções em grande formato de obras de 151 autores, no bairro histórico de Hamburgo Velho. No mesmo dia, será lançado o site da Mesa de Arte na Praça. Em caso de chuva, a atividade será transferida para a sexta-feira seguinte (26).

Segundo a artista visual e uma das idealizadoras da iniciativa, Ana Hauschild, o projeto literalmente vai levar arte para as ruas. O projeto propõe um novo espaço de visibilidade para as artes visuais e, ao mesmo tempo, um novo canal de sensibilização do público para a arte.

Ainda, segundo Magna Sperb, também artista visual e idealizadora, o objetivo da Arte no Muro é criar um novo espaço para expor democraticamente a arte a todos, expondo trabalhos de jovens talentos iniciantes na carreira como nomes já consagrados.

A fotógrafa e artista visual Bala Blauth completa o grupo de idealizadoras, afirmando que a presença das pessoas na cidade é muita ligada à sobrevivência e que a arte se apresenta como um respiro dessa realidade, transportando as pessoas para outros lugares.

A Intervenção Urbana da Mesa de Arte na Praça foi viabilizada a partir do Edital de Fomento à Produção Artística e Cultural, Chamamento Público Cultural 01/2021, do Município de Novo Hamburgo. O financiamento é do Fundo Municipal de Cultura (FUNCULTURA), numa realização da Secretaria Municipal da Cultura e Coletivo A4 Falando em Arte, com Gestão Cultural e Produção Executiva da Imago Produtora.

O projeto conta com o apoio da HS Consórcios e Tintas Killing. Depois que as reproduções estiverem desgastadas pelo exposição ao sol, chuva e vento, os cartazes serão retirados e o muro será novamente pintado, com material fornecido pela Tintas Killing.

A intervenção Arte no Muro é um desdobramento do projeto Mesa de Arte na Praça (MAP), criado há cinco anos para promover a difusão cultural, fomentar e democratizar as Artes Visuais na região, levando a produção de artistas a espaços pouco acostumados com ela. A ideia da MAP surgiu no coletivo A4 Falando em Arte, formado por Ana Hauschild, Bala Blauth, Magna Sperb e Mona Locks.

Lançamento de site

Também nesta sexta-feira (19), o projeto Mesa de Arte na Praça (MAP) vai apresentar sua versão digital com o lançamento do site. Reunindo informações e imagens sobre 151 artistas, a plataforma digital oferece um panorama sobre as Artes Visuais de Novo Hamburgo e região.

Cada artista passará a contar com uma página que informa detalhes sobre sua trajetória e técnicas das criações, além de fotos das principais obras. O site também oferecerá agenda de eventos e registros das edições já realizadas da MAP, entre outros serviços.

Os recursos para realização da Mesa de Arte na Praça digital foram obtidos através da seleção no edital da Secretaria da Cultura (Secult) e Prefeitura de Novo Hamburgo, financiado com verba da Lei Aldir Blanc (14.017/2020), numa iniciativa da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo e Governo Federal.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira