Rio Grande do Sul

Artes Gráficas

Cartunistas gaúchos inauguram a exposição "Grafar na luta pela cultura" na Galeria Ecarta

Uma das últimas exposições coletivas da Grafar teve grande repercussão nacional em 2019, após ter sido censurada

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A coletânea reúne cerca de 100 trabalhos de 22 cartunistas segmentada nas temáticas dos livros, educação e Paulo Freire - Charge: Bier

"Grafar na luta pela cultura" é a nova exposição da Galeria Ecarta que inaugura neste sábado (20), às 10h, e segue até 19 de dezembro. A coletânea reúne cerca de 100 trabalhos de 22 cartunistas segmentada nas temáticas dos livros, educação e Paulo Freire.

A Fundação Ecarta fica na Avenida João Pessoa, 943. A exposição fica disponível de terças a domingos, das 10h às 18h.

Integram a mostra os cartunistas Alisson Afonso, Augusto Bier, Celso Schröder, Edgar Vasques, Eugênio Neves, Fernando Uberti, Leandro Hals, Jô Xavier, Francisco Juska, Luciano Kayser, Lancast, Lu Vieira, Máucio, Moacir Gutterrez, Paulo Vilanova, Rafael Correa, Rafael Sica, Rodrigo Rosa, Ruben Castillo, Santiago, Vicente Marques e Anibal Bendati (in memorian).

Para o curador e cartunista Eugênio Neves, o desenho de humor marcou sua relevância nos momentos de ameaça à democracia e de gravidade social geradas pela desigualdade e injustiça.

Uma das últimas exposições coletivas da Grafar teve grande repercussão nacional, em 2019, após ter sido censurada na Câmara Municipal de Porto Alegre por conter críticas ao presidente do Brasil, numa mostra batizada de "Independência em risco", alusiva a 7 de Setembro. Após reações e manifestações públicas da comunidade, a exposição cumpriu o período previsto no Legislativo.

Organização e formação

A Grafistas Associados do Rio Grande do Sul (Grafar) foi fundada em 1987 como núcleo de referência para as sucessivas gerações de grafistas. Nestes 34 anos transmite e aprofunda o conhecimento nas áreas do cartum, da charge, da caricatura, dos quadrinhos e da ilustração.

Através de publicações, cursos, oficinas, palestras, mostras individuais e coletivas, atua decisivamente na formação, produção e divulgação do grafismo gaúcho tanto no Rio Grande do Sul, como no Brasil e exterior. A Grafar tem sido um espaço para o questionamento e o debate sobre esse importante setor da produção cultural do estado.

Os trabalhos foram impressos em papel, formato A3 e estarão fixados diretamente na parede da Galeria.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko