Rio Grande do Sul

Cultura Viva

Diálogos Contemporâneos recebe Mario Prata hoje (23) e Tereza Cruvinel na quarta-feira (24)

As conferências são realizadas sempre às 19h, no Theatro São Pedro, e têm entrada gratuita

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Durante todo mês de novembro, dois encontros semanais são realizados em Porto Alegre - Foto: Divulgação

O envelhecimento da população e o impacto de transformações para os próximos anos são temas do Projeto Literário Diálogos Contemporâneos em Porto Alegre nesta semana. As conferências são realizadas sempre às 19h, no Theatro São Pedro, e têm entrada gratuita.

Nesta terça-feira (23), o escritor e dramaturgo Mario Prata aborda tópicos relacionados com "O envelhecimento e o espaço social dos que não são mais jovens", em papo mediado pelo cineasta e também escritor Tabajara Ruas.

Um dia depois, na quarta-feira (24), é a vez da jornalista Tereza Cruvinel lançar luz sobre o tema "Cenários para um mundo pós-pandemia: o fim do século XX e o futuro que nos espera". O comunicador Domício Grillo é quem faz a mediação.

A distribuição de ingressos ocorre a partir das 18h, por ordem de chegada, limitados a apenas um por pessoa. Também há transmissão online ao vivo pelo canal do Diálogos Contemporâneos no YouTube.

Em todas as sessões é obrigatório o uso de máscara durante a permanência no evento. Existe disponibilidade de álcool em gel no hall de entrada, onde é feita medição de temperatura para entrada no local. Também é exigida a apresentação de passaporte vacinal, conforme determinação do governo do RS.

Detalhes da programação

Terça-feira (23) - "O envelhecimento e o espaço social dos que não são mais jovens".

Mario Prata (conferencista): Escritor, dramaturgo, jornalista e cronista. Em mais de 50 anos, escreveu três mil crônicas e cerca de 80 títulos, entre romances, contos, roteiros e peças teatrais. Recebeu 18 prêmios nacionais e estrangeiros, com obras reconhecidas no cinema, literatura, teatro e televisão.

Tabajara Ruas (mediador):  Escritor e cineasta, dirigiu cinco longas-metragens, todos premiados — entre eles, “Netto Perde Sua Alma” e “Brizola Tempos De Luta”. Escreveu 12 roteiros de longas, diversos curtas, adaptou “O Tempo E O Vento” para filme e minissérie na TV Globo. Tabajara tem 11 romances publicados no Brasil e traduzidos em 10 países, além de ensaios, crônicas e infantis. Já recebeu diversas premiações, como Açorianos de Literatura, Prêmio Erico Verissimo e a Medalha do Mérito Farroupilha. Em 2020, foi agraciado com o Troféu
 Escritor do Ano do Prêmio Academia Rio-Grandense de Letras.

Quarta-feira (24) - "Cenários para um mundo pós-pandemia: O fim do século XX e o futuro que nos espera".

Tereza Cruvinel (conferencista): Jornalista e cronista especializada em análise política, tendo atuado nos principais veículos de comunicação do país nos últimos 40 anos. Foi fundadora da EBC e da TV Brasil. É autora de “Perfil Parlamentar: Cristina Tavares” e coautora de “Jornalismo Político - Ensaios”.

Domício Grillo (mediador): Músico e comunicador. Desde 2002 trabalha na TVE-RS, canal em que apresentou atrações como Radar, TvCine, Nação e Curta TVE, além de fazer reportagens, coberturas de festivais e eventos (Festival de Cinema de Gramado, Feira do Livro de Porto Alegre etc), produção e edição de programas. Atualmente, apresenta e edita o Estação Cultura, e apresenta o programa Quilombo na rádio FM Cultura. Também se dedica à geração de conteúdo para web, usando a produção cultural de massa para problematizar e questionar, de forma acessível, questões relacionadas à diversidade racial, religiosa e de gênero.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira