Rio Grande do Sul

Memória e Identidade

Roteiro de ônibus por territórios negros de Porto Alegre começa nesta quarta-feira (24)

Projeto destaca regiões da cidade que são referência cultural da população afro-brasileira; confira datas e ingressos

Brasil de Fato | Porto Alegre |
O Quilombo do Areal (Areal da Baronesa) é um dos pontos do roteiro do projeto "Percurso Territórios Negros: Afro-Brasileiros em Porto Alegre" - Reprodução

O projeto "Percurso Territórios Negros: Afro-Brasileiros em Porto Alegre" terá três novas edições até o final de 2021. A atividade é um passeio de ônibus que percorre espaços importantes para o povo negro desde a fundação da cidade.

A primeira edição ocorre nesta quarta-feira (24), com saída às 14h, do Largo Zumbi do Palmares. Haverão novos passeios nos dias 3 e 11 de dezembro.

As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas neste link. O ingresso é a doação de 1kg de alimento não perecível. As doações serão destinadas ao projeto "UFRGS Contra a Fome", que realiza doações para famílias de negros, indígenas e quilombolas.

Percurso

Algumas das paradas do percurso são a Praça do Tambor, na Rua dos Andradas; o Largo Zumbi dos Palmares, na Cidade Baixa; a Ilhota, área próximo ao Ginásio Tesourinha; o Parque da Redenção; e a UFRGS, onde nos últimos anos, devido às políticas de ações afirmativas, tem sido território de emancipação do povo negro com acesso à educação superior.

Saiba mais sobre o projeto e a história dos pontos do trajeto neste link.

Segundo a organização do projeto, o passeio tem como objetivo colocar em destaque as regiões da cidade que se constituíram, ao longo da história, em espaços de referência cultural da população afro-brasileira. Promove a visibilização, através de referências espaciais, das práticas culturais e dos modos de vida dos negros, desde a sua atuação como trabalhadores escravizados até os dias atuais, na sua caminhada pelo reconhecimento e afirmação no contexto social como grupo étnico com valores, princípios e importância notáveis e fundamentais na formação de uma Porto Alegre pluriétnica e multirracial.

Atividade faz parte da agenda do Novembro Negro da UFRGS e é realizada pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos da UFRGS (NEAB), Sindicato dos Técnico-administrativos da UFRGS (Assufrgs), Centro de Documentação e Memória da ASSUFRGS (CEDEM) e Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira