Rio Grande do Sul

Teatro Audiovisual

1ª Mostra Umbu das Artes exibe 14 produções audiovisuais de grupos teatrais em Porto Alegre

Sessões, debates e instalações acontecem de 25 de novembro a 1º de dezembro, na Cinemateca Capitólio

Brasil de Fato | Porto Alegre |
As atividades marcam a estreia da Umbu, coletivo de produtoras e artistas de teatro de Porto Alegre, que organiza o evento - Reprodução

A 1ª Mostra Umbu das Artes vai exibir, na Cinemateca Capitólio, 14 obras produzidas por grupos teatrais durante a pandemia, tendo como objetivo a exibição na internet. As exibições começam nesta quinta-feira (25) e se estendem até o dia 1º de dezembro. Confira a programação completa ao final da matéria.

Os ingressos custam R$ 16 e podem ser adquiridos diretamente na bilheteria da Cinemateca, localizada na Rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico de Porto Alegre. bilheteria abre 30 minutos antes das sessões e o pagamento será aceito somente em dinheiro.

Para acesso, é exigida a apresentação de comprovante vacinal e uso de máscara. Existe a possibilidade de pagamento de meia-entrada para a classe artística, mediante comprovação de registro profissional, e para municipários, além de todos os descontos previstos em lei.

Debates gratuitos

Antes das exibições de filmes, serão realizadas atividades gratuitas, como debates e a instalação Edifício Cristal. As atividades marcam a estreia da Umbu, coletivo de produtoras e artistas de teatro de Porto Alegre, que organiza o evento.

O chamado "papoUmbu", que não terá cobrança de ingresso, é uma proposta de rodas de conversa para unir profissionais de teatro e do audiovisual envolvidos nas obras da mostra, além de cineastas e desenvolvedores de plataforma para discutirem os processos, dificuldades e possibilidades de criação. 

Sobre a Mostra

A 1ª Mostra Umbu das Artes nasce com a proposta de alimentar a perspectiva e o estímulo ao desenvolvimento das cadeias produtivas da cultura, das competências criativas e da formação de mercados, assim como de atender a um público que por muitos meses não pôde frequentar as salas de espetáculo.

Essa edição conta com produções que abordam diferentes temáticas, como direitos das pessoas com deficiência e idosos, memória e verdade, população negra, pessoas em situação de rua, mulheres, direitos humanos e segurança, proteção aos defensores de direitos humanos, direito à participação política, combate à tortura, situação prisional, democracia, saúde mental, cultura, liberdade e educação.

O evento tem parceria com a Cinemateca Capitólio - Coordenação de Cinema e Audiovisual e Coordenação de Artes Cênicas da Secretaria de Cultura de Porto Alegre.

Sobre a produtora

Em março de 2020, quando os profissionais de teatro tiveram o próprio ofício paralisado pela pandemia, os artistas Adriane Mottola, Guega Peixoto, Lauro Fagundes, Letícia Vieira, Liane Venturella, e Sandra Possani se reuniram e iniciaram diversos encontros remotos. Provocados pela necessidade de entender o novo contexto em que o mercado das artes cênicas se encontrava, criaram a Umbu como um espaço de trocas, apoio e crescimento.

Programação completa

Quinta-feira (25):
17h - #papoUmbu (gratuito)
19h (classificação etária 16 anos) - A Mulher Arrastada (35min), 9 Saias (Cia. Stravaganza - 45min) e Colapso: Terra em Chamas (Centauro Produções - 25min)

Sexta-feira (26):
15h - #papoUmbu (gratuito)
17h (classificação etária 14 anos) - Palácio do Fim (Cia. Incomode-Te - 90min) e Ícaro - sobre o processo de criação (35min).

Sábado (27):
17h - #papoUmbu (gratuito)
19h (classificação etária 16 anos) - Invisíveis - Histórias para Acordar (Companhia de Solos & Bem Acompanhados e Casulo - Núcleo de Artes Performáticas - 39min) e Hipergaivota (Coletivo Errática - 50min).

Domingo (28):
17h - #papoUmbu (gratuito)
19h (classificação etária 14 anos) - Classe Cordial (Companhia Nômade e Companhia de Solos & Bem Acompanhados - 28min), A Vó da Menina (Projeto Gompa - 54min) e Desmedida Noite (Cia. Rústica - 40min).

Terça-feira (30):
17h - #papoUmbu (gratuito)
19h (classificação etária 16 anos) - A Fome (Cia. Espaço em Branco - 60min) e Derrota (Projeto Gompa - 35min).

Quarta-feira (1/12):
17h - #papoUmbu (gratuito)
19h (classificação etária 12 anos) - A Mãe da Mãe da Menina (Projeto Gompa - 70min) e 2068 (Máscara EnCena - 53min).


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira