Rio Grande do Sul

Meio Ambiente

Festival Ambiental POA 2021 acontece neste sábado (27) com shows, oficinas, debates

Evento também prestará homenagem para 15 ativistas ambientais de Porto Alegre 

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Atividade neste sábado será realizada no Parque Marinha do Brasil - Reprodução

Com o lema "Um mundo mais ecológico e justo é possível", a Associação Mães e Pais pela Democracia, em parceria com o coletivo Amigos da Terra, o MTST, a FNL, a Agapan, o Coletivo Ambiente Crítica, a Associação Cultural Vila Flores e outras entidades, promove, neste sábado (27), o Festival Ambiental POA 2021. O objetivo é discutir os espaços públicos da cidade, visando a convivência urbana ambientalmente correta e saudável como um legado para as futuras gerações.

O evento acontecerá no Parque Marinha do Brasil, próximo ao estádio Beira Rui (entre Nestor Ludwig e Padre Cacique), das 10h às 19h. Por conta da pandemia, cada atividade contará com até 30 pessoas no máximo. Todas as atividades são gratuitas, sem inscrição prévia e por ordem de chegada. O evento também prestará homenagem para 15 ativistas ambientais de Porto Alegre. 

Segundo as entidades organizadoras do evento, o Festival foi pensado para reunir presencialmente (ao ar livre) e de forma online pessoas implicadas com o meio ambiente de Porto Alegre, ativistas e entidades que atuem com o tema. Todos os protocolos sanitários serão cumpridos (máscara obrigatória, distanciamento, álcool em gel) e será solicitado passaporte vacinal para acesso às oficinas. 

“Teremos diálogos abertos, exposições, palestras, oficinas, feira de produtos sustentáveis e lançamento de livros sobre a temática. Além de uma plenária para a construção de uma 'carta compromisso com a POA ambiental que queremos' e shows, como o do Rafuagi. Vamos coletar roupas, alimentos, lixo eletrônico, cadernos usados com folhas em branco e guarda-chuvas quebrados”, expõe a presidente da Associação de Mães e Pais pela Democracia, Aline Kerber.

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) também participa do evento com vários projetos de extensão, como o Práticas Urbanas Emergentes da Faculdade de Arquitetura - que vai trazer a experiência do reassentamento da Vila Nazaré e da Povo Sem Medo; como o Macacos Urbanos, Grupos Viveiros Comunitários e Ingá, trazendo exposição de trabalhos e mostras ambientais; e como o projeto Enigma do Colégio de Aplicação, que trabalha a reutilização de lixo eletrônico.

Convivência Urbana e luta por moradia 

Conforme destaca os organizadores, o Festival tem com foco a visibilidade na luta pela moradia digna e por uma cidade ecológica e justa socialmente. Participam também: Quilombo Lemos, Preserva Belém, Preserva Arado, Vila Cai Cai, Vila dos Papeleiros, torcedores e torcedoras antifascistas do Inter. Indígenas guarani das Aldeias Anhetenguá e Nhundy também estarão presentes no Festival. 

A carta compromisso proposta pelas entidades organizadoras traz um posicionamento veementemente contrário aos projetos recentemente propostos para modificação dos regimes urbanísticos do Centro de Porto Alegre (PLCE 023/2021), da Zona Sul, para viabilizar a construção de torres ao lado do estádio Beira Rio (PLCE 04/2019) e da Fazenda Arado Velho, em Belém Novo. O projeto reduz a Zona Rural para autorizar loteamentos em área ambientalmente sensível (PLCE 024/2021).

Programação do Festival

10h – 12h
1 – Diálogos Abertos e Exposições

Grupo Viveiros Comunitários (GVC) – projeto de extensão UFRGS

Banca de exposição sobre a flora nativa sua importância e seus usos, compartilhamento dos trabalhos do grupo através da mostra mudas de espécies nativas, materiais de divulgação, cartilhas, sementes entre outros. 

Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais-InGá 

Mostra ambiental (exposição de trabalhos escolares e acadêmicos)

Ação de carimbos – Zona VP – Vila dos Papeleiros

Realização de uma ação que envolve carimbos disponíveis para serem usados pelas pessoas no local. Os carimbos trarão frases que evidenciam as lutas pelo direito ao trabalho de papeleiros e papeleiras de Porto Alegre: lixo na rua não tem dono, doe seu lixo reciclável a um catador. Ao longo do dia estaremos no Festival carimbando papéis, muros, madeiras e corpos como uma ação que percorre o evento. 

Projeto ENIGMA Colégio de Aplicação UFRGS

Exposição de lixo eletrônico e coleta de doações de lixo eletrônico.

Programa Macacos Urbanos UFRGS
Exposição de material educativo e de divulgação do projeto

2 - Palestras Ambientais

Laboratório de Políticas Públicas e Sociais 
Tema: Hortas comunitárias e Murais. Relato da experiência em Poa.
Público: adulto

Projeto ENIGMA – Colégio de Aplicação UFRGS
Tema: Impactos ambientais do lixo eletrônico  
Público: geral

12h-13h - Entrega de Marmitas (previsão: 50) – Misturaí

13h-16h

3 – Oficinas

Oficina de reciclagem com Mara Reolon e Misturando Arte

Tempo: 30 min
Público: geral

Oficina de sementes e fabricação de kokedamas com Onatah Kokedamas, InGá e Marilda Mena Barreto

Flores cultivadas em kokedama, uma técnica japonesa em que a planta vive sem vasos, com a terra envolvida por musgo. Montagem de bombas de sementes usando composto orgânico, argila, água e sementes e montagem de kokedamas usando composto orgânico, musgo e mudas de ervas medicinais, flores  e temperos.

Tempo: 30 min
Público: geral

Oficina Morada Sustentável – BICIMÁQUINA com Leandro Nunes dos Santos

Demonstração de uma máquina de lavar roupa movida a pedal, também gerando energia. Espaço: 3mX3m.

Tempo: 1hora
Público: geral

Oficina Debug - Projeto ENIGMA – Colégio de Aplicação UFRGS com Clevi Rapkiewicz

Oficina Debug (desmontar mouses e teclados e construir um bug)

Tempo: 30 min
Público: geral

Oficina de Cartografia Crítica com Cristina Ribas

Lançamento e demonstração do mapa guapuruvus e proposição de desenho, espaço e dados para novas cartografias críticas

Tempo: 30 min
Público: geral

16h-18h - Plenária com Entidades – Carta-compromisso com a cidade ambiental 

Fala inicial dos indígenas presentes
Homenagens – 15 homenageados

17h45 - Início com Meditação Luminosa: energia positiva para o Guaíba com Agapan e e Instituto Zen Maitreya

18h-19h 

Diálogo e Sessão de Autógrafos do livro Do Lixo à Bixo – Alexandro Cardoso
Público: geral

Exposição e sessão de autógrafos do livro "Nóstureza - poesias sobre a natureza de aprendizagem da criança".  
Público: crianças/adultos

Lançamento de publicação do projeto de extensão “Práticas Urbanas Emergentes”, Faculdade de Arquitetura/UFRGS, Martina Lersh e Bruno Mello 
Registro da luta do MTST, da Vila Nazaré e da Povo Sem Medo
Público: geral

Lançamento de publicação do Campo á Cidade - Amigos da Terra e MTST - Fernando Campos Costa, Claudia Ávila e Eduardo Osório
Histórias de luta pelo direito dos povos à terra e à vida
Público: geral

4 – Shows 

Josué Krug (abertura)

Rafuagi (principal)


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira