Rio Grande do Sul

Próximas gerações

23ª Feira Estadual de Economia Popular Solidária do RS começa na segunda (29) em Porto Alegre

Tradicional evento retorna ao Largo Glênio Peres, até o dia 4 de dezembro; abertura oficial acontece no dia 30, às 17h

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Feira acontece entre os dias 29 de novembro e 4 de dezembro, no Centro de Porto Alegre - Reprodução

A 23ª Feira Estadual de Economia Popular Solidária do RS começa na próxima segunda-feira (29), no Largo Glênio Peres, no Centro de Porto Alegre. A Feira segue até o dia 4 de dezembro e as bancas funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h30 até às 19h. Aos sábados, funcionam das 8h30 até às 18h.

A abertura oficial acontece na terça-feira (30), às 17h, em frente ao espaço destinado à Secretaria da feira. Ao todo, estarão preparados para receber o público 58 estandes de artesanato e 14 bancas com produtos da agricultura familiar, agroindústrias e alimentação urbana.

Estas bancas são organizadas por famílias de 27 municípios, totalizando 1.285 pessoas, de 1.070 famílias. Ao todo, são mais de 90 empreendimentos econômicos solidários (79 de artesanato e confecção e 15 de agricultura familiar/agroindústria e alimentação).


A 23ª Feira Estadual de Economia Popular Solidária do RS acontece entre os dias 29 de novembro até 4 de dezembro de 2021, no Largo Glênio Peres / Reprodução

Próximas gerações e outro mundo possível

Este ano, foram escolhidas duas temáticas: “As próximas gerações dependem de nossas atitudes” e “Um outro mundo é possível se a gente somar”. Segundo informa a organização da Feira, esses temas trazem a essência dos princípios e práticas das organizações: a autogestão, democracia interna, cuidado ambiental, respeito a todas etnias, povos originais, crenças e religiões, busca pelo crescimento integral das pessoas, sem que um ser humano explore o outro.

Recorda também que a pandemia ainda impacta o cotidiano das pessoas, mesmo que a vacina de adultos esteja amplamente difundida, na forma da perda de familiares e amigos e pela diminuição dos negócios.

Dessa forma, reforçam o convite para que a população do RS, em especial da Região Metropolitana de Porto Alegre, prestigie a Feira, aproveitando para dialogar com as experiências exitosas da economia solidária, destinando o dinheiro para produtores locais.

"Além de ensinar uma cultura empreendedora, precisamos criar a cultura do cuidado com o outro, do consumo consciente, do comercio justo e solidário, de entender que enquanto um cidadão não estiver bem assistido, que faltar trabalho, comida, água, energia elétrica, roupa, educação, lazer, cultura e arte, dificilmente seremos felizes e poderemos afirmar que estamos nos desenvolvendo", reforça o convite da Feira.

Participam da organização e realização da Feira os Fóruns Regionais de Economia Solidária de Passo Fundo, Serra, Vale do Sinos, Metropolitano e Fórum Gaúcho de Economia Popular Solidária. Também a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do RS (Fetraf-RS), Cáritas-RS, Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários do RS e Associação do Voluntariado e da Solidariedade.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa. 

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira