Rio Grande do Sul

Territórios Negros

Percurso por Porto Alegre destaca a importância do povo negro para a construção da cidade

Passeio de ônibus cultural foi reativado pelo NEAB UFRGS e a Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento

Brasil de Fato | Porto Alegre |
"Percurso Territórios Negros: Afro-Brasileiros em Porto Alegre" visita espaços importantes para o povo negro desde a fundação da cidade - Foto: Douglas Roehrs

Você sabia que a origem do nome Redenção, relacionado ao parque Farroupilha, tem ligação com a libertação de escravos? Ou que até hoje as pessoas reverenciam o orixá Bará assentado no coração do Mercado Público? Esses e outros resgates históricos são abordados no percurso "Territórios Negros: Afro-brasileiros em Porto Alegre", que voltou a ser realizado nesta quarta-feira (24).

A reativação do passeio de ônibus, pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB UFRGS), em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento, proporcionou a um grupo de pessoas aprender com a professora de Geografia Daniele Vieira sobre a importância dos negros para a construção da cidade.

"Foi um momento bonito e significativo”, conta a coordenadora-adjunta do NEAB, Tamyres Filgueira. “É fundamental conhecer a nossa história, que é diferente daquela contada nos livros e nas narrativas do embranquecimento, que muitas vezes apagam nossas contribuições", completa.

Algumas das paradas do percurso são a Praça do Tambor, na Rua dos Andradas; o Largo Zumbi dos Palmares, na Cidade Baixa; a Ilhota, área próximo ao Ginásio Tesourinha; o Parque da Redenção; e a UFRGS, onde nos últimos anos, devido às políticas de ações afirmativas, tem sido território de emancipação do povo negro com acesso à educação superior.


Participantes percorrem pontos negros da cidade em ônibus / Foto: Douglas Roehrs

O ingresso foi a a doação de 1kg de alimento não perecível. As doações serão destinadas ao projeto "UFRGS Contra a Fome", que realiza doações para famílias de negros, indígenas e quilombolas.

A atividade integrou o Novembro Negro da UFRGS 2021, mas o percurso teve início muito antes. Na década de 1970, Oliveira Silveira e o Grupo Palmares marcaram os espaços hoje visitados com a intenção de resgatar a história do negro para além da escravidão.

Saiba mais sobre o projeto e a história dos pontos do trajeto.

Há previsão de mais duas saídas ainda em 2021. As datas serão divulgadas nas redes sociais do NEAB.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira