Rio Grande do Sul

Coluna

Protagonismo das mulheres no mundo dos livros

Imagem de perfil do Colunistaesd
Pesquisa intitulada “Mulheres Editoras no Brasil” irá indicar dados mais concretos da representatividade das mulheres no universo editorial - Reprodução
As mulheres estão cada vez mais engajadas no universo das publicações, promovendo seu protagonismo

Há pouco menos de 200 anos – pensando aqui na América Latina –, mulheres não podiam aprender a ler e escrever, com raras exceções nas classes aristocratas e burguesas, fato que embasava toda a negação da participação delas nos âmbitos diversos: político, econômico, artístico, intelectual etc. Aos poucos, com a organização das mulheres para a luta por direitos que configuram dignidade para uma vida humana, esse cenário vem mudando, e as mulheres passaram a publicar, não sem dificuldades, seus livros, criar jornais, revistas etc. No âmbito editorial, é muito recente a participação das mulheres, principalmente em cargos de decisão.

No Brasil, sabe-se pouco sobre a história das mulheres em geral, talvez no mundo inteiro sabe-se pouco sobre isso... Em especial, sabe-se mais pouquíssimo ainda sobre mulheres que trabalharam ou fundaram editoras. Atualmente, há uma pesquisa promissora e bastante interessante, realizada pela professora Ana Elisa Ribeiro (2018), do CEFET/MG, intitulada “Mulheres Editoras no Brasil”. A partir daí, com a sistematização dessa pesquisa, em breve teremos dados mais concretos da representatividade delas no universo editorial.

Enquanto isso, segue-se um aumento de novas editoras com uma perspectiva exclusiva (ou não, mas que demonstra uma preocupação de equidade nas publicações de homens e mulheres) voltada para as mulheres: leitoras, escritoras e profissionais da área editorial. Quem são as mulheres que escrevem? Sobre o que elas escrevem? Quais os interesses de leitura das mulheres leitoras? A diversidade das mulheres, de suas condições sociais, e, ao mesmo tempo, contextos em comum, como o machismo, implica na diversidade temática que possam interessar uma mesma mulher? Historicamente, as mulheres sempre estiveram trabalhando em editoras, mas não exercendo função de decisões: como interpretar esse fato num contexto de desigualdade de gênero? O que pretende uma editora com perspectiva feminista?

Uma pequena conclusão que se ascende no pensamento é que esse interesse pela escrita das mulheres vem de vários âmbitos (culturais, sociais, políticos etc.) e está sendo engendrado principalmente por nós e com respaldo nas pautas feministas: lugar de fala, representatividade, críticas diversas, denúncias, sororidade... Além disso, nós mulheres somos maioria dentro das universidades e como leitoras (ver as últimas edições da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil).

Neste cenário em constante transformação, algumas mulheres fundaram editoras e ditam pautas temáticas de discussão atualizadas e voltadas para essa diversidade de interesses coletivos das “minorias”, contemplando um maior número de questões urgentes de serem discutidas seriamente – temáticas diversas que envolvem machismo, racismo, lesbofobia, transfobia, gordofobia, políticas sociais, sistema econômico, agroecologia, animalismos e mais.

Podemos citar algumas excelentes editoras fundadas por mulheres que se destacam nesse cenário: Editora Luas, Boitempo, Quintal Edições, Relicário, Autêntica, Mazza Edições, Macabéa Edições, Bazar do Tempo, dentre outras. Junto a isso, há uma crescente de grupos, coletivos de mulheres escritoras e leitoras para a divulgação de suas obras, como o Leia Mulheres e seus desdobramentos (Leia Mulheres indígenas, negras, latinas), o coletivo Mulherio das Letras, o Sarau das Minas, Slam das Minas, entre outros.

Tudo isso aponta para uma mudança importantíssima na sociedade e no mundo dos livros, indicando que as mulheres estão cada vez mais engajadas no universo das publicações, promovendo seu protagonismo e a bibliodiversidade. É um caminho sem volta que contribui para a multiplicidade das reflexões, para as transformações sociais e políticas, individual e coletiva, finalmente com a voz e as criações das mulheres em crescente foco. 

* Cecília Castro – norte mineira, fundadora e diretora editorial da Editora Luas. Formou-se em Letras, pela PUC-Minas, em 2013, atualmente dedica-se exclusivamente ao seu projeto editorial feminista. 

** Este é um artigo de opinião. A visão da autora não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato.

Edição: Katia Marko