Rio Grande do Sul

PROTESTO

Reitor da Unisinos rejeita condecoração oferecida pelo Ministério das Relações Exteriores

Declínio da honraria por carta destacou incapacidade do governo federal em conduzir políticas públicas em variadas áreas

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Marcelo Fernandes de Aquino rejeitou condecoração em carta enviada ao Itamaraty nesta segunda-feira (29) - Foto: Divulgação / Jusuítas Brasil

O reitor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Marcelo Fernandes de Aquino, rejeitou sua nomeação como Cavaleiro da Ordem de Rio Branco, honraria concedida pelo Ministério das Relações Exteriores e pelo Conselho da Ordem de Rio Branco. Por meio de carta enviada ao Itamaraty nesta segunda-feira (29), Aquino agradeceu a condecoração, publicada no Diário Oficial da última sexta-feira (26), mas a declinou, tecendo críticas ao governo Bolsonaro.

“Reconheço a legitimidade e importância dessa prestigiosa honraria da República”, diz. “Apesar disso, declino de receber essa condecoração, em virtude da atual incapacidade do Governo Federal de dar rumo correto para as políticas públicas para as áreas de Educação, Saúde, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia”, finaliza o texto.


Carta do reitor enviada ao Itamaraty circula nas redes sociais / Reprodução

O declínio do reitor ocorreu no mesmo dia em que pelo menos 52 pesquisadores ligados à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes) informaram renúncia coletiva de suas funções na diretoria de avaliação do órgão. Foi a segunda demissão em massa em um órgão importante da Educação federal brasileira em menos de um mês. No início de novembro, cerca de 30 profissionais que atuavam na organização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pediram demissão.

Sediada no município de São Leopoldo (RS), a Unisinos é uma das maiores instituições privadas do Rio Grande do Sul, com 23 mil alunos matriculados. É uma instituição jesuíta fundada em 1969. Marcelo Fernandes de Aquino é padre e possui graduação em Filosofia e em Teologia, mestrado em Filosofia e em Teologia e doutorado em Filosofia, ambos pela Pontifícia Universidade Gregoriana (PUG) – Itália. Assumiu a reitoria da Unisinos em 2006.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira