Rio Grande do Sul

Mundo do Trabalho

Dieese lança publicação sobre plataformas digitais e a tecnologia nas relações de trabalho

Revista Ciências do Trabalho apresenta dossiê e estudos de caso para entender novas relações e condições trabalhistas

Brasil de Fato | Porto Alegre |
As mudanças provocadas pela tecnologia nas relações de trabalho é tema da 20ª edição da revista Ciências do Trabalho - Michele de Mello / Brasil de Fato

A Escola DIEESE de Ciências do Trabalho está divulgando a 20ª edição da revista Ciências do Trabalho. A publicação apresenta diversos dossiês sobre as plataformas digitais, abordando as mudanças provocadas pela tecnologia nas relações de trabalho e na vida dos trabalhadores.

A publicação pode ser acessada e baixada gratuitamente aqui.

A apresentação da revista foi assinada pela pesquisadora Ana Claudia Moreira Cardoso, que é Doutora pela USP e Universidade Paris 8, além de pós-doutora pelo Centre de Recherche Sociologique et Politique de Paris. Atualmente, desenvolve pesquisa na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e no GT Trabalho Digital da Rede de Estudos e Monitoramento da Reforma Trabalhista (REMIR).

Segundo afirma, nos últimos 40 anos, presenciamos rápidas transformações sociais, até chegar no atual momento em que a criação, o tratamento e a transmissão da informação constituem fontes de poder. Assim, explica, a temática da economia e do trabalho digitais está cada vez mais presente no debate político e social, mesmo que perspectivas futuras possam trazer ainda mais mudanças.

Ana Cláudia recorda a publicação na mesma revista elaborada por Sérgio Amadeu, em que destaca que esse processo de inserção da tecnologia no mundo do trabalho tem atuado para fragilizar os agentes, a sociedade civil e as instituições de defesa da classe trabalhadora, o que reforça a importância do estudo do tema.

Aqui neste link está o índice com todos os dossiês, onde é possível ler online e fazer os downloads.

Elencamos abaixo cada um dos dossiês, que podem ser baixados separadamente, no link em destaque: 

"Capitalismo digital", por Sérgio Amadeu da Silveira;

"Juventude e trabalho plataformizado no Brasil: juventude indicando tendências", por Euzébio Jorge Silveira de Sousa, Márcio Pochmann, Luana Menegueli Bonone;

"Por trabalho decente no cooperativismo de plataforma", por Julice Salvagni, Victoria Mendonça da Silva, Rafael Grohmann, Daniel Abs da Cruz;

"Aspectos psicossociais do trabalho para a saúde do trabalhador em empresas-plataforma", por Thaís Helena Barreira;

"Perfil dos motoboys e entregadores de mercadorias", por Camila Yuri Santana Ikuta, Gustavo Plínio Paranhos Monteiro;

"Uma visão comparada de decisões sobre o vínculo jurídico dos trabalhadores via plataformas digitais: EUA (Califórnia), Espanha, Uruguai e Brasil", Paula Freitas de Almeida, Renan Bernardi Kalil.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko