Rio Grande do Sul

Artes Visuais

Armazém do Campo encerra exposição "Personalidades" com show musical neste sábado (4)

Exposição do Restinga Crew representa personalidades da música e cultura; show de encerramento será com Hernesto Aguiar

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Artistas do Restinga Crew apresentam ao público produções que homenageam personalidades da cultura e da história - Reprodução

A exposição "Personalidades" terá seu encerramento neste sábado (4), a partir das 17h, no Armazém do Campo, em Porto Alegre (av. José do Patrocínio, 888, Cidade Baixa).

A exposição disponibiliza ao público as telas produzidas pelos artistas do grupo Restinga Crew, que atua no bairro da Restinga, Zona Sul de Porto Alegre. Estão retratas nas telas personalidades da música, da história, da educação e cultura, através das técnicas do grafite e do realismo.

Para o encerramento da exposição, haverá também o show de Hernesto Aguiar, que apresentará músicas próprias e interpretações de artistas consagrados.

Além do show, haverá apresentação de dança no estilo "breakdance", executada pelos artistas do grupo Restinga Crew, que convidam o público para aprender os passos básicos utilizados neste estilo.

A entrada é franca com contribuição espontânea para os artistas. Os quadros da mostra também estarão à venda no local.

Sobre a exposição

Os artistas do Restinga Crew retratam nas obras dessa exposição personalidades da música, principalmente nacional, entre outras figuras históricas de relevância cultural e educacional: Elis Regina, Bezerra da Silva, Tim Maia, Marilia Mendonça, Carmem Miranda, Marcelo D2, a cantora gaúcha Negra Jaque, o poeta Mario Quintana, entre outras.

Destaque também para o retrato grafitado de Paulo Freire, aplicado em tela no tamanho de 74 x 50 cm, uma homenagem à valorização da educação libertadora.


Um dos destaques da exposição é o retrato grafitado de Paulo Freire, aplicado em tela no tamanho de 74 x 50 cm / Reprodução

Sobre os artistas do Restinga Crew

Júlio Cesar Oliveira, mais conhecido como Julinho RC, é um dos líderes do grupo Restinga Crew, que atua na Restinga em projetos educacionais. Ao longo da sua trajetória, de quase 20 anos, formou dezenas de dançarinos e chegou a receber, em 2012, o prêmio Açorianos como destaque em Danças Urbanas. Começou a desenhar por influência do parceiro no grupo de dança Foguinho RC e passou também a se dedicar a esta arte, grafitando muros e telas sob demanda.

Lucas Name, conhecido também como Foguinho RC, desenha desde criança inspirado pela mãe. Atua como grafiteiro, ilustrador de telas decorativas e roupas personalizadas. Passou uma temporada em Londres, onde trabalhou na Portobello Art com customização de peças de vestuário.

Sobre Hernesto Aguiar


Neto atua como educador social na comunidade lecionando música para crianças em situação de vulnerabilidade social / Reprodução

Compositor e intérprete porto-alegrense atua como educador social no bairro Restinga, onde leciona música para crianças em situação de vulnerabilidade social. Neto, como é conhecido, atua na música há mais de duas décadas, tendo raízes na MPB e no samba. Ao longo da trajetória musical foi agregando outros ritmos como o reggae, forró e afrobeat.

Neto também é vocalista e compositor da banda gaúcha de reggae "A Figa", que foi semifinalista do 14° Festival de Música de Porto Alegre com a música "Astronauta".


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira